Estão abertas as inscrições para vagas remanescentes do Fies para o segundo semestre de 2016. São 28 mil vagas para todo o país para quem ainda quer estudar neste ano. Nessa edição do Fies, foram 75 mil vagas ofertadas, diante de 294 mil pessoas inscritas, o que significa que diversos alunos ficaram de fora do programa.
Para o segundo semestre de 2016 (2016.2), houve uma redução de 70% em relação às vagas disponibilizadas em 2016.1. Em julho, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) divulgou um estudo que mostra que 50,5% dos jovens que pretendem ingressar em um curso superior não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas do governo.
Com os alunos tendo menos acesso a programas governamentais, alternativas vêm tomando espaço na educação. É o caso do Quero Bolsa, site que oferece bolsas de estudos em mais de 700 faculdades de todo o país, com descontos que chegam a 70%. O site oferece uma alternativa aos alunos que não conseguem pagar o valor integral das mensalidades, e também supre a necessidade das faculdades de preencherem vagas ociosas. No segundo semestre de 2016, o site oferece mais de 450 mil bolsas de estudos, enquanto no mesmo período do ano passado ofereceu 240 mil bolsas. Desde sua criação, o site já ajudou mais de 70 mil alunos a realizarem o sonho de cursar o ensino superior.
Algumas das faculdades parceiras do Quero Bolsa aceitam a soma dos dois benefícios, o que significa que, quem conquistar uma vaga no programa do governo, poderá usar uma bolsa no Quero Bolsa para reduzir o valor pago ao final do curso. Quem não conseguir o Fies, pode também aproveitar uma das 450 mil bolsas do site para começar a estudar ainda esse ano.
O que acha de falar sobre o tema? Temos especialistas que podem falar sobre o aumento pela procura de bolsas de estudos, o interesse das faculdades em oferecer descontos para preencher as vagas ociosas e as movimentações do mercado de educação no país.
