Detalhe

Responsabilidade Social Unifor: compromisso e dedicação

08/09/2016 | Por: G1 | 2295

Promover o benefício social com o compromisso de melhorar o mundo em que vivemos. Esse é um dos objetivos da Universidade de Fortaleza ao investir em ações que buscam o bem- estar da comunidade, oferecendo melhorias e ajudando a transformar realidades.

Isso é feito de forma ampla, através da Vice-reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, a partir de uma série de projetos realizados pela Divisão de Responsabilidade Social. O setor tem o papel principal de criar e fortalecer as condições necessárias para manter o diálogo aberto da Universidade com o mundo, focando principalmente na superação das disparidades sociais e na expansão da cidadania.

“Desde o seu nascimento, a Unifor tem foco direcionado ao social. A proposta, desde de sua criação, era de criar uma universidade que fosse humanista e respeitasse, acima de tudo, os direitos humanos. A nossa proposta é que nós não só tenhamos sempre bons profissionais em qualquer área, como também possamos formar cidadãos com consciência para a atenção com a responsabilidade social. Para isso, temos vários projetos de inclusão social e voluntariado”, conta Carlos Eufrásio, chefe do setor de Responsabilidade Social da Unifor.

Entre os projetos desenvolvidos estão o Centro de Formação Profissional (CFP), o Jovem Voluntário, o Educação e Saúde na Descoberta do Aprender, Tô de Olho, Agentes Varejistas, Quinta Literária e o Escola de Esportes, entre outros. Vale destacar ainda as ações e projetos desenvolvidos pelos diversos centros da Universidade, a exemplo do Projeto Cidadania Ativa e o Escritório de Prática Jurídica, vinculados ao Centro de Ciências Jurídicas, e o Núcleo de Atendimento Médico Integrado (NAMI), do Centro de Ciências da Saúde.

Além disso, a Unifor possui ainda a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, que tem como pilar uma educação inclusiva, solidária e cidadã. A escola atua há 34 anos e atende crianças do Infantil V ao 4º ano do Ensino Fundamental, especialmente as moradoras do Dendê e filhos de funcionários da Unifor.

Em reconhecimento à sua qualidade, importância e impacto, em novembro de 2012 e setembro de 2013, a Unifor conquistou o selo de Instituição Socialmente Responsável conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

“Ficamos muito felizes quando vemos os resultados dos projetos nas vidas das pessoas que neles participam. É extremamente importante que a Universidade, que é um espaço de produção e socialização do conhecimento, esteja envolvida com a questão da responsabilidade social de forma direta, concreta, a partir de projetos e politicas previamente definidos. Isso é claro na missão da Unifor. Ela não mantém seu conhecimento dentro dos muros. Rompe com esse paradigma, amplia horizontes, leva esse conhecimento a todos, de forma igualitária”, aponta o professor Carlos Eufrásio.