A 12ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é uma oportunidade de integrar instituições e comunidades através de diversas atividades realizadas até sábado em todo o país. Doação de sangue, aulões de ginástica, orientação jurídica são apenas algumas das ações que alunos e professores oferecerão para moradores do entorno da Região Metropolitana de Belém (RMB). A campanha é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e começou na segunda-feira, dia 12. No Pará, oito Instituições de Ensino Superior (IES) aderiram, mas, ao todo, cerca de 800 estão envolvidas.
A ideia é que, durante a semana dedicada ao tema, as instituições organizem em suas próprias sedes ou em outro espaço, uma mostra de suas ações. A maioria das universidades, faculdades e centros universitários escolhe um dia para expor os seus trabalhos sociais desenvolvidos ao longo de todo o ano nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras abordagens. O projeto foi concretizado pela ABMES depois da aprovação da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A legislação passou a incluir na avaliação das IES a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística. A participação da comunidade acadêmica beneficia diretamente a população e garante a certificação com o Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade.
O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, destaca que o objetivo da campanha é fortalecer a parceria entre as instituições e a sociedade, dar maior visibilidade aos projetos locais e promover um ambiente de debate sobre temas de interesse das IES e comunidades com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada. Também é um bom momento para revitalizar o ensino, a pesquisa e a extensão, consolidar práticas de gestão, desenvolver trabalhos interdisciplinares e firmar parcerias com entidades e empresas.
“A adesão tem aumentado a cada ano e a realização desses projetos é de extrema importância, principalmente na região Norte onde há muitas comunidades carentes que não têm acesso a determinados serviços na área de saúde ou no setor jurídico, por exemplo. Essa interação, com os alunos indo até esse público, ou com a instituição abrindo as portas para ofertar atendimento, contribui muito para a formação profissional”, afirma. Em 11 edições, a Campanha já conta mais de 11 milhões de atendimentos à população, tais como orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades.
Estatísticas da ABMES mostram que, entre 2005 e 2015, mais de 2.000 instituições aderiram à iniciativa. Só no ano passado foram feitos 1,4 milhão de atendimentos distribuídos em 7,2 mil atividades. Os detalhes sobre as ações programadas podem ser conferidos no site http://sisdia.abmes.org. br, na aba “IES Participantes”. O portal mostra, ainda, a relação das instituições já cadastradas e que terão atividades durante a campanha, além de dados estatísticos, fotos, material de apoio e informações sobre o projeto.
Podem participar da Campanha de Responsabilidade Social tanto as instituições particulares – associadas ou não à entidade – como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema S. Cada instituição cadastrada tem autonomia para definir o local de realização do evento, bem como a programação de atividades, que devem ser todas gratuitas.
