Detalhe

Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizou cerca de 750 mil atendimentos em 2016

28/09/2016 | Por: ABMES | 2793

A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular contou com a participação de cerca de 750 Instituições de Ensino Superior (IES) em 2016. Este número pode crescer ainda mais, já que muitas instituições ainda não concluíram o cadastro no sistema (www.sisdia.abmes.org.br). Foram realizadas entre 12 e 17 de setembro mais de 6 mil atividades por todo o país, em diversas áreas como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Esta é a 12ª edição do projeto que proporcionou cerca de 750 mil atendimentos pelo país. Para promover uma estrutura tão grande, foi necessária a participação de quase 15 mil professores, 8 mil técnicos e mais de 252 mil alunos.

A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Criada em 2005, a campanha tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para sociedade. Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não a entidade - como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”. 

Selo Instituição Socialmente Responsável

A ABMES já está certificando as IES que participaram da campanha e completaram o cadastro de adesão no SisDia com o Selo Instituição Socialmente Responsável. A certificação comprova que a IES se preocupa com o bem estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Um dos exemplos de IES que participaram da campanha e já receberam o selo é o Centro Universitário UDF, em Brasília. A instituição recebeu mais de 1.500 visitantes durante a campanha de Responsabilidade Social. Segundo o Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Extensão e Responsabilidade Social (CONECTA), Gabriel Cardoso, “o Selo é muito importante, pois reforça, simbolicamente, o compromisso social que temos enquanto instituição de ensino superior”. Durante toda a campanha, foram envolvidos 467 alunos, 28 professores e 50 técnicos. Cardoso também conta que a UDF dá destaque no Selo principalmente em publicações no site da instituição. Anda segundo ele,  está sendo confeccionados adesivos comemorativas a certificação, para serem utilizados em setores administrativos e coordenações de curso da IES. 

História da Campanha

Ao longo de 12 anos, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular acumula números impressionantes. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 IES em todo o país. Em toda a história do projeto, foram realizados mais de 11,2 milhões de atendimentos à população, por meio de 70.650 atividades. Estiveram envolvidos mais de 216.484 mil professores, quase 2.764 milhões alunos e cerca de 158 mil técnicos.

Concurso de Vídeos

A ABMES criou o Concurso Sílvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social com o objetivo de registrar de maneira criativa as ações promovidas pelas instituições na Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. As inscrições para a 10ª edição do concurso foram abertas no dia 19 de setembro, no sistems sisdia.abmes.org.br. As IES participantes concorrem a até R$ 10 mil dividido em quatro categorias: documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe.


Conteúdo Relacionado

Notícias

13ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular será promovida em setembro

Em 2016 foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos em quase 850 instituições pelo país

Ensino Superior: campanha 2016 bate recorde de adesões

Nesta edição, foram registradas mais de sete mil atividades em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, com cerca de 900 mil atendimentos pelo país

Abertas as inscrições para o Concurso de Vídeos Silvio Tendler

As IES podem registrar os vídeos nas categorias: documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe. Os prêmios podem chegar a R$ 10 mil