Detalhe

Fórum promove congresso para discutir o desafio de colocar 10 milhões de estudantes no Ensino Superior

04/05/2011 | Por: TOTVS/ABMES | 1619

Entre os dias 05 e 07 de maio, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular promove o IV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, no Hotel Pestana Bahia, em Salvador. O evento, realizado pela TOTVS, em parceria com a Linha Direta, reunirá as principais lideranças do setor particular do Ensino Superior, autoridades governamentais e políticas e renomados educadores brasileiros e do exterior.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, abre o evento com a conferência Políticas Públicas para a Expansão Estratégica do Ensino Superior Brasileiro, no dia 05/05, às 19h30. Haddad iniciará a discussão que vai nortear todo o Congresso, sobre os desafios de colocar 10 milhões de estudantes no Ensino Superior até 2015.

De acordo com o ministro, é necessário que pelo menos 50% dos jovens, entre 18 e 24 anos, cursem o Ensino Superior. Para isso, seria necessário um esforço por parte das instituições privadas e públicas, para que, nos próximos quatro anos, seja possível a inclusão de mais de quatro milhões de alunos. Atualmente, seis milhões de jovens brasileiros estão nas universidades, sendo que 75% deles em instituições particulares.

Para fomentar a discussão sobre o que deve ser feito em curto, médio e longo prazo, a palestra do dia 06/05, às 9 horas, terá a presença de Gabriel Mario Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e secretário executivo do Fórum; Luiz Cláudio Costa, secretário da Educação Superior (Sesu/MEC); e Carlos Monteiro, fundador e diretor-presidente da CM Consultoria. Os educadores abordarão os desafios para a expansão da presença dos jovens nas universidades, em especial, os pertencentes às classes C, D e E.

Laércio Cosentino, presidente da TOTVS e um dos palestrantes do Congresso, explica que o interesse em debater problemas e soluções para o Ensino Superior surgiu há três anos a partir de uma iniciativa do Fórum. Segundo ele, desde sua primeira edição, que aconteceu em Porto de Galinhas/PE, o objetivo do congresso é discutir as mudanças necessárias para diminuirmos a distância entre as empresas que estão cada vez mais fortalecidas e a falta de profissionais capacitados que vivemos no Brasil.

De acordo com Cosentino, o Brasil está precisando, cada vez mais, de mão de obra qualificada, o que requer grande ajuste na educação para que, por meio dela, o país possa diminuir seus gaps em um futuro próximo. Para ele, é importante também as empresas privadas, como a TOTVS, ajudarem nessa trajetória de jovens qualificados no mercado de trabalho. Sua palestra será no dia 06/05, às 14h50, juntamente com José Wilson dos Santos, diretor acadêmico da Faculdade AGES; Eduardo Alcalay, diretor-presidente da Estácio; e Elizabeth Guedes, reitora do Centro Universitário IBMR/RJ.

Além do tema central, o congresso contará com a presença de profissionais internacionais, como o reitor da Escola Superior de Educação da Universidade de Pequim, Fengqio Yan, que fará a palestra Fórmulas para a Expansão da Educação em Países Asiáticos. Já o painel Panorama da Educação Superior no Nível Internacional, será apresentado por German Ramirez, ex-presidente da Universidad de las Américas, no Chile. As duas apresentações acontecem no dia 06/05, às 11h30.

As questões pedagógicas não ficarão de fora das discussões. A palestra Novas Técnicas Para a Avaliação da Aprendizagem, no dia 06/05, às 17 horas, será apresentada por José Manuel Moran, doutor em Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo).

O evento encerra-se dia 07/05, com espaço para apresentações institucionais e a palestra Expansão para o Ensino Superior: a Visão Política. Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é a conferencista convidada. No final, haverá a apresentação, discussão e aprovação da “Carta de Salvador”, um documento de intenções e metas discutidas durante o congresso.

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular é constituído pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

Veja mais informações sobre o evento em "Conteúdo relacionado", logo abaixo.


Conteúdo Relacionado

Eventos

IV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular promoverá nos dias 5, 6 e 7 de maio o IV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. O evento será no Hotel Pestana, em Salvador/BA.

05/05/2011 a 07/05/2011