Passados três meses desde o início do segundo semestre para as faculdades do Fies, as instituições de ensino não sabem mais a quem recorrer para tentar receber recursos e regularizar as matrículas de 1,8 milhão de alunos.
Apesar de estarem estudando, como o governo não fez todos os pagamentos, os alunos estão em situação irregular junto às faculdades.
Representantes do ensino superior particular já estiveram no MEC e na Casa Civil. Em ambos os encontros, a resposta foi a mesma: a única solução é a aprovação de um projeto de lei que conceda crédito suplementar ao orçamento fiscal da União em favor do MEC.
Como a prioridade do Congresso é a PEC do teto dos gastos e o pré-sal, as faculdades temem dois cenários: protestos de estudantes e até mesmo dificuldades de funcionamento para instituições pequenas e médias que não possuem grande reserva de recursos para se manter enquanto os pagamentos não caem na conta.
