Pela primeira vez, estudantes de medicina serão avaliados por um instrumento específico para o curso. No dia 9/11 (quarta-feira), às 13h, será aplicada a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova é o início de uma avaliação realizada em várias etapas da graduação. Aproximadamente 27 mil graduandos devem realizar o exame.
A prova será feita por estudantes do segundo, quarto e sexto ano do curso de medicina. O objetivo é avaliar o domínio de habilidades e competências ao longo da formação médica. O teste abrangerá amplamente as áreas que compõem o processo de formação do estudante ao longo do curso, previstas nas Diretrizes Curriculares de 2014.
O coordenador do curso de Medicina do UniCeub, Alberto Trindade, considera importante a avaliação. "O governo abriu várias escolas de medicina nos últimos anos, e isso é uma forma de fazer um controle de qualidade do curso e do aluno", explica. Ainda de acordo com Trindade, 107 alunos farão a prova na instituição.
A Anasem será aplicada nas instituições onde os alunos estudam. Nesta primeira edição, a prova será aplicada em 223 locais distribuídos por todo o Brasil. Os alunos terão quatro horas para resolver 60 questões de múltipla escolha e três itens discursivos. Segundo dados do Inep, a avaliação oferecerá uma referência individual aos estudantes como medida de sua proficiência, construída a partir de um conjunto de habilidades – correspondentes às etapas intermediárias do perfil profissional – que permite avaliar o valor agregado ao longo da evolução de cada estudante em anos subsequentes de sua formação .
Mais informações sobre o exame, acesse: http://portal.inep.gov.br