Detalhe

Representantes do setor particular se reúnem com MEC para retomar ações da CC-Pares

18/01/2017 | Por: Fórum | 2582

Representantes de instituições de educação indicados pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular participaram, nesta terça-feira, 17 de janeiro de 2017, da reinstalação do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), na sede da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), em Brasília/DF.

O CC-Pares, instituído pela Portaria nº 1.496/2016 do Ministro da Educação, é órgão colegiado de assessoramento, que tem por finalidade orientar a atuação da Seres na formulação das políticas de regulação e supervisão da Educação Superior. O Conselho é vinculado diretamente ao Gabinete do Secretário da Seres e composto por membros da Seres, da SESu, do Inep, do CNE, da Conaes, além de representantes de instituições de educação superior federais, particulares e comunitárias e da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

Segundo a norma, foram designados como representantes das Instituições de Educação Superior Particulares Maurício Garcia, Iara de Moraes Xavier, Rodrigo Capelato e Rui Otávio Bernardes de Andrade.

O titular da Seres/MEC, Maurício Romão, conduziu os trabalhos destacando a importância da CC-Pares e a nova composição. Durante a reunião, foram discutidos assuntos importantes que tratam da regulação e da supervisão da educação superior, além da aprovação do calendário de reuniões ordinárias da CC-Pares para 2017.

Os representantes dos órgãos e entidades do setor particular na CC-Pares irão trabalhar no sentido de analisar propostas e consolidar contribuições em consonância com a atuação do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, composto pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior; Abrafi – Associação Brasileira das Faculdades; Anaceu – Associação Nacional dos Centros Universitários; Anup – Associação Nacional das Universidades Particulares; Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo; Confenen – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Fenep – Federação Nacional das Escolas Particulares e o Semerj – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro.


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 11, DE 09 DE JANEIRO DE 2018

Designados membros para compor a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.


PORTARIA Nº 1.496, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016

No dia 23 de dezembro/2016, foi publicado no DOU a Portaria nº 1.496/2016, designando os membros titulares e suplentes, para comporem a CC-PARES.