Detalhe

Censo da Educação Superior 2016 inicia coleta de dados

01/02/2017 | Por: Inep | 3535

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o sistema eletrônico de coleta de dados do Censo da Educação Superior 2016. Todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, sejam elas públicas ou particulares, deverão preencher as informações.

Após a divulgação oficial dos dados consolidados do Censo da Educação Superior (Censup), a informação prestada pela IES passa a figurar como estatística oficial da Educação Superior, não sendo possível realizar qualquer inclusão, exclusão ou alteração nesses dados. O representante legal da IES é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações.

Já o preenchimento dos dados é uma responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep. É o PI que responde aos questionários eletrônicos do sistema Censup, verifica e corrige possíveis inconsistências e responde qualquer questionamento.

Censup – O Censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies, e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente - Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

Clique aqui para acessar o Sistema Censup 2016

Clique aqui para acessar  manuais, glossários, questionários, leiautes de migração e tutorial em vídeo


Conteúdo Relacionado

Notícias

Divulgados os Microdados e a Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior 2016

A Sinopse Estatística é composta por tabelas divididas em modalidades de ensino e redes de ensino

Prazo para coleta de dados do Censo da Educação Superior termina nesta quinta, 20

As informações devem ser enviadas ao Inep por meio de questionários eletrônicos

Publicação da ABMES detalha dados do Censo 2015 sobre Educação Superior privada

Documento divide as informações em duas partes: 1) dados dos cursos de graduação presenciais e a distância e 2) trajetória do ensino superior no período de 2009 a 2015

Indicadores da educação superior de 2015 serão divulgados a partir de 25 de fevereiro

Os indicadores serão calculados a partir do desempenho e questionário respondido pelos participantes do Enade também em 2015

Editora

Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2016

A décima sétima edição dos “Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2016” – ano base 2015 –, organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), tem como objetivo demonstrar, compacta e claramente, as dimensões da iniciativa privada de ensino superior.