Detalhe

Seminário da ABMES abordará a situação atual e projeções para o Fies

09/02/2017 | Por: ABMES | 2841
Luís Fortes/MEC Titular da SESu/MEC, Paulo Barone

Um dia antes do início das inscrições para o Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal (Fies) 2017, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou a oferta de 150 mil vagas para o primeiro semestre de 2017, 100 mil a menos do que foi disponibilizado no primeiro semestre de 2016. Além disso, o teto de financiamento foi reduzido para 30 mil reais por semestre, um limite máximo de 5 mil reais mensais.  Em 2016, o teto era de 42 mil reais. Na ocasião, o ministro também declarou que no final de março serão apresentadas novas medidas com relação ao Fies.

Essa retração do número de vagas do programa, além da diminuição do valor do teto de financiamento das mensalidades, preocupou o setor educacional de ensino superior particular com relação às dificuldades de acesso ao Fies pelos estudantes. A expectativa da área com as mudanças - que ainda serão anunciadas pelo governo federal - é de que o programa passe por um aperfeiçoamento que garanta sua sustentabilidade e permita a ampliação do número de vagas. 

Para tratar do tema com as Instituições de Educação Superior (IES), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) vai receber dirigentes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) para o seminário “Fies: Situação Atual e Projeções para o Financiamento Estudantil”. O evento será o primeiro de 2017 na nova sede da Associação, no dia 14 de fevereiro (terça-feira), das 9h às 12h30, no Setor Hoteleiro Norte, Ed. Vision, 9º andar.

O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, coordenará a mesa, que contará com a presença do titular da SESu/MEC, Paulo Barone, o diretor de políticas e programas de graduação da SESu/MEC,  Vicente de Paula Almeida Júnior, o diretor de marketing na Ideal Invest, Rafael Baddini, e o diretor financeiro da Anima Educação, Gabriel Ralston.

Os seminários da Associação são uma oportunidade de aproximação direta dos associados e demais participantes com os principais órgãos governamentais que impactam no ensino superior brasileiro. As inscrições estão encerradas, mas o evento será transmitido ao vivo pela ABMES TV

Serviço

Seminário ABMES  - “Fies: Situação Atual e Projeções para o Financiamento Estudantil"
Data: 14 de fevereiro de 2017
Horário: 9h às 12h30
Local: Auditório Victorio Lanza (Nova Sede da ABMES), em Brasília/DF.
Endereço: SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A" 
Edifício Vision Work & Live, 9º andar 
CEP: 70.701-060 - Asa Norte, Brasília/DF 
Fone: (61) 3322-3252 R. 200 | E-mail: abmes@abmes.org.br
www.abmes.org.br

*Atualizada em 13/02/2017 às 10h34


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil (Rafael Baddini)

Data:14/02/2017

Descrição:

Áudio da apresentação de Rafael Baddini, Diretor de Marketing na Ideal Invest, sobre o Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil.

Download

Áudio: Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil (Gabriel Ralston)

Data:14/02/2017

Descrição:

Áudio da apresentação de Gabriel Ralston, Diretor Financeiro da Anima Educação, sobre o Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil.

Download

Áudio: Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil (Vicente de Paula)

Data:14/02/2017

Descrição:

Áudio da apresentação de Vicente de Paula Almeida Júnior, Diretor de Políticas e Programas de Graduação (SESu/MEC), sobre o Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil.

Download

Áudio: Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil (Paulo Barone)

Data:14/02/2017

Descrição:

Áudio da apresentação de Paulo Barone, Secretário de Educação Superior (SESu/MEC), sobre o Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil.

Download

Áudio: Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil (Debate)

Data:14/02/2017

Descrição:

Debate sobre o Fies: situação atual e projeções para o Financiamento Estudantil.

Download

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2017

Altera a Portaria Normativa MEC nº 25, de 21 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao primeiro semestre de 2017.


EDITAL SESU/MEC Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao primeiro semestre de 2017.


Notícias

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Fies

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano

Janguiê Diniz: A realidade do financiamento estudantil

Em 2015, no último levantamento disponível, o Inep computava 8 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil

Custo máximo do Fies por aluno cairá para R$ 5 mil mensais

Para Sólon Caldas, o teto no financiamento do Fies é ruim para os estudantes, principalmente para quem quer os cursos na área de Saúde