A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) lança hoje (14) a publicação Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2016. O documento destrincha os dados do Censo da Educação Superior 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), e demonstra claramente a relevância da iniciativa privada na Educação Superior brasileira.
A publicação divide as informações em duas partes: 1) dados dos cursos de graduação presenciais e a distância (número de instituições por organização acadêmica e região; quantidade de cursos, vagas, ingressos e concluintes por região e área de conhecimento, por exemplo) e 2) trajetória do ensino superior no período de 2009 a 2015.
A análise dos dados permite que alunos, professores, dirigentes, pesquisadores e membros dos órgãos governamentais tenham à mão os dados mais importantes registrados pelo Censo de 2015. Além disso, também é possível verificar o impacto do ensino superior privado na formação de profissionais e no desenvolvimento do Brasil.
A íntegra da publicação está disponível para download gratuito no site da ABMES.