Detalhe

ProUni: 40% das vagas do programa ainda não foram preenchidas

01/04/2017 | Por: Jornal Nacional | 1095
Reprodução\TV Globo

Quase a metade das vagas do Prouni não foram preenchidas. E o Ministério da Educação abriu uma nova seleção. O programa dá bolsas em universidades particulares para estudantes de baixa renda.

São quase 85 mil vagas à espera de um aluno. O Prouni paga cursos em todo o país. Este ano, inicialmente foram oferecidas 214 mil vagas, mais de 1,5 milhão de candidatos se inscreveram, mas muitos não conseguem preencher os requisitos básicos para conseguir o benefício. Foi o caso da Carla Moura. Ela quer estudar jornalismo, mas não tinha todos os documentos.

“Faltava documento pra comprovar minha baixa renda. Eu perdi o prazo e perdi todo processo de inscrição e aí já convocaram os outros alunos de segunda chamada”, conta a estudante.

Comprovar que é de baixa renda é requisito fundamental do programa. A renda familiar do candidato não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa. E ele tem que ter feito todo o Ensino Médio em escola pública, ou em escola particular com bolsa integral de estudo. Tudo isso tem que ser comprovado com documentos.

Além disso, o aluno tem que ter alcançado uma nota mínima no Enem e não ter zerado a redação. São critérios que garantem a eficácia do programa, segundo o MEC. As inscrições para as vagas remanescentes estão abertas até o dia 5 de abril. Se o aluno já estiver matriculado em alguma faculdade, o prazo é maior: até 5 de maio.

Segundo o MEC, alguns cursos têm baixa procura como administração e pedagogia, por exemplo. O governo diz que estuda melhorias para aumentar o acesso dos estudantes ao programa. Mesmo assim, ressalta que mais de 80% das vagas são preenchidas todos os anos.

“Isso tem mostrado que o processo é bastante exitoso. O programa como um todo é um sucesso, uma vez que dentro do seu histórico ocupamos mais de 86% dessas vagas”, aponta Vicente Almeida Júnior, diretor do MEC.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL SESU/MEC Nº 17, DE 08 DE MARÇO DE 2017

Tendo em vista o disposto na Portaria Normativa MEC n.º 6, de 26 de fevereiro de 2014, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos à oferta de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao primeiro semestre de 2017.


EDITAL SESU/MEC Nº 6, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos - ProUni referente ao primeiro semestre de 2017.


Notícias

ProUni 2017/1: Acabam as inscrições das bolsas remanescentes para matriculados

É preciso ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2010, para concorrer

Fim de inscrições em bolsas remanescentes do ProUni 2017/1 para não matriculados

Podem participar candidatos que realizaram o Enem a partir de 2010 e Professores da rede pública

ProUni 2017: abertas as inscrições para vagas remanescentes

Quem ainda não está matriculado tem até 5 de abril para se candidatar a bolsas de estudo. Alunos podem se inscrever até 5 de maio

Bolsas remanescentes do ProUni têm cronograma de inscrições

As inscrições deverão ser feitas nas seguintes datas: de 27 de março a 5 de abril, para quem não estiver matriculado na instituição; até 5 de maio para os já matriculados