Detalhe

Guerra de preço entre faculdades leva a deflação na mensalidade

02/06/2017 | Por: Folha de S.Paulo | 1781
Agência Brasil/Arquivo

O preço das mensalidades de faculdades privadas caiu 6,8% neste ano, segundo o Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior).

Com base nos dados informados ao Ministério da Educação, os valores subiram 9,7%, mas, na prática, houve deflação devido à oferta de descontos, diz Rodrigo Capelato, do sindicato.

"Em 2015, os preços pararam de crescer. Além da demanda menor, começou uma guerra de preço", afirma.

Embora, na média, o setor tenha registrado quedas, há uma variação grande entre cursos e regiões, diz Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES (associação do setor).

No caso de medicina, por exemplo, houve um aumento médio de 10,4%, segundo o Semesp. Em São Paulo, a variação chegou a 12,7%.

"É um caso em que não há descontos, porque sempre há mais candidatos do que vagas", diz Capelato.

"Com a atual dificuldade de captação, a tendência é de uma nova queda de preços em 2018", diz William Klein, diretor-executivo da consultoria Hoper, cuja estimativa de deflação foi de 3% em 2017.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Novo Fies prevê dívida fixa e fim do prazo de carência para pagamento

Folha de S.Paulo: Pesquisa encomendada pela ABMES com jovens do ensino médio indica que 62% dos estudantes atrasariam a entrada na faculdade por não terem condições de pagar

Mensalidade média de universidade cai 5,6%

Com o redimensionamento do Fies, financiamento estudantil do governo federal, as instituições de ensino superior entraram em guerra de preço e o valor das mensalidades dos cursos presenciais caiu