Detalhe

Ronaldo Mota segue à frente da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT

12/01/2011 | Por: ABMES | 2280

O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Gabriel Mário Rodrigues, parabenizou, em nome da instituição, o físico Ronaldo Mota pela confirmação de sua permanência no cargo de Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia que, graças à sua competência técnica e habilidade política, vem conferindo ao órgão importante destaque na área.

A ABMES reconheceu ainda o mérito do secretário pela notícia de que suas notáveis contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil, destaque na comunidade acadêmica, têm sido também reconhecidas pelo governo brasileiro, por meio da concessão, em 2008, do grau de Comendador, e da promoção para a Classe de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC), em dezembro de 2010, por meio de Decreto do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Instituída em 1993, a ONMC é uma ordem honorífica concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.

Perfil

Ronaldo Mota é Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2009. Professor Titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria (desde 1982) e Pesquisador do CNPq. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre na Universidade Federal da Bahia, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutor pela University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA. Em Física, a principal área de atuação é Modelagem e Simulação em Materiais Nanoestruturados, com ênfase em Funcionalização de Nanotubos de Carbono. Na área da Educação, as áreas de interesse são Tecnologias Educacionais Inovadoras, Educação Superior em geral e Gestão da Inovação. Foi Secretário Nacional de Educação Superior (2008), Secretário Nacional de Educação a Distância (2007) e Ministro Interino do Ministério da Educação (2006). Condecorado pelo Presidente da República Comendador (2008) e promovido (2010) à Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.