Detalhe

Bodas de Coral

11/09/2017 | Por: Linha Direta | 2311
Edgar Marra Silveira/ABMES

“Entre os anos de 1960 e 1980, as matrículas do Ensino Superior saltaram de 200 mil para cerca de 1,4 milhão, em um impressionante crescimento de quase 800% no setor particular. Foi nesse ambiente de ebulição e novidades que surgiu a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a ABMES”, diz o diretor-presidente da instituição, Janguiê Diniz, relembrando as últimas três décadas e meia.

Criada para atuar em defesa do Ensino Superior privado brasileiro e dos interesses de seus associados, a ABMES foi fundada no dia 30 de agosto de 1982, resultado de um movimento Capitaneado por um grupo de mantenedores e liderado pelo professor e primeiro presidente da Associação, Candido Mendes. “O trabalho da ABMES reforçou a necessidade de evitar que a educação fosse tratada como uma concessão feita pelo Estado. Nós, educadores, defendemos o direito, sobretudo, de educar”, analisa Mendes sobre a importância da entidade. Dando continuidade ao trabalho de Mendes, ainda assumiram a presidência da ABMES Édson Franco, Gabriel Mario Rodrigues e Janguiê Diniz, atual presidente da Associação.

Diniz afirma que a ABMES continua sendo guiada pelos objetivos que foram estabelecidos na época de sua fundação e pelas contínuas e desafiadoras mudanças ocorridas ao longo dos anos. Contudo, esse trabalho adquiriu proporção ainda maior e mais diversificada.

Hoje, a ABMES presta assessoria pedagógica, administrativa, técnica e jurídica às instituições associadas. Além disso, promove cursos, eventos de capacitação, debates e seminários, produção de matérias, desenvolvimento de pesquisas e estudos, como também publicações sobre os temas mais relevantes para o segmento. Sobre a esfera política, Diniz destaca que a entidade tem estado presente nos momentos mais substanciais, estabelecendo com o governo produtivo debate que tem tido como resultado o aperfeiçoamento e a adequação de inúmeras propostas que beneficiam as IES. “A ABMES continua escrevendo sua história com muito esforço e trabalho, ambos dignos de aplausos e elogios graças a uma notável atuação na área acadêmica e no âmbito político. A Associação ocupa hoje um papel de destaque no conjunto das entidades representativas do setor particular e é reconhecida por seus prêmios e projetos”, diz o diretor-presidente.

Celebração

Em agosto, a ABMES promoveu uma série de eventos que marcou a celebração de seus 35 anos. Um seminário especial trouxe a análise da Educação Superior nos últimos 35 anos e debateu sobre o Novo Fies. O evento contou com apresentações dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier, Merval Pereira e Marcos Vilaça; do ministro da Educação, Mendonça Filho; do secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Paulo Barone; do diretor de Políticas e Programas de Educação Superior (SESu/MEC), Vicente de Paula; e do consultor jurídico da ABMES, José Roberto Covac.

“Eu vi o relato dos 35 anos de vocês e me animo a torcer pelos próximos 35 anos. Vocês têm muito o que fazer pela educação brasileira”, disse o acadêmico Marcos Vilaça. O ministro Mendonça Filho fez coro e parabenizou a ABMES pelos 35 anos, destacando a relevância da data.

Um jantar também marcou a celebração dos 35 anos da ABMES. A solenidade reuniu associados e parceiros para celebrar as bodas de coral da Associação. Na oportunidade, foi realizada a entrega do Prêmio ABMES de Jornalismo. Nove trabalhos foram contemplados, tendo cada vencedor recebido a quantia de R$ 15 mil para as categorias nacionais e R$ 10 mil para as regionais.

O vice-presidente Celso Niskier, em tom de celebração, falou sobre o que espera para o futuro da ABMES. “Que os próximos 35 anos tragam dias melhores para os brasileiros, e que a nossa Associação continue a brilhar sempre, inabalável em seu papel de farol para todos os educadores”, disse.

Os ex-presidentes da ABMES também falaram sobre a data. "A ABMES é uma instituição de incontestável liderança na comunidade educacional brasileira e, agora, assume a missão de conseguir a mesma posição no cenário internacional”, disse Édson Franco sobre os próximos passos que a Associação deve dar. Gabriel Mario Rodrigues também falou sobre os desafios futuros. “Uma das mais importantes ações da Associação daqui para frente será a de acompanhar as transformações pelas quais o mundo passa e ajudar a escola a encontrar novos caminhos para formar o profissional mais adequado aos novos ambientes de trabalho.”

Lançamento do Memorial Comemorativo  

A ABMES ainda lançou o Memorial Comemorativo – ABMES 35 anos. A obra faz um resgate histórico da trajetória da Associação sob o olhar dos fundadores, presidente e ex-presidentes e equipe técnica, bem como de colaboradores, parceiros, consultores e estudiosos. O Memorial conta também com a visão de Arnaldo Niskier, que realizou o registro paralelo entre os serviços prestados pela ABMES ao longo de seus 35 anos e a própria trajetória da Educação Superior no País. “Há muito o que se comemorar pelas realizações da ABMES no decorrer de três décadas e meia. Parte dessas conquistas está registrada no Memorial Comemorativo”, disse Diniz. O diretor-executivo da ABMES, Sólon Caldas, também falou sobre a obra. "Esse Memorial conduz um pouco da história da ABMES. A publicação está muito bonita. Ela está realmente retratando a Associação nesses 35 anos”, concluiu.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Prêmio ABMES de Jornalismo (matéria)

A  Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou em 8 de agosto, a entrega do Prêmio ABMES de Jornalismo 2017. A solenidade aconteceu em Brasília/DF, e marcou também a comemoração dos 35 anos da entidade.

Seminário ABMES 35 anos (matéria 1)

Matéria sobre o Seminário ABMES 35 anos.

Seminário ABMES 35 anos (matéria 2)

Matéria sobre o Seminário ABMES 35 anos.

Eventos

Seminário ABMES 35 anos

08/08/2017

Hora:8h30 (credenciamento) a 13h

Notícias

Janguiê Diniz: ABMES, 35 anos de história

Correio Braziliense: A história da ABMES sempre foi construída por pessoas fortes, determinadas e visionárias

Em jantar comemorativo, ABMES celebra 35 anos e entrega prêmio de jornalismo

Evento reuniu, em Brasília/DF, associados, parceiros e jornalistas em uma noite repleta de emoção e surpresas

Fies 2018 é tema de discussão em celebração de 35 anos da ABMES

TV Escola: Ação foi promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior