Detalhe

Inep disponibiliza Indicadores de Fluxo da Educação Superior atualizados até 2015

03/01/2018 | Por: Inep | 2577
Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atualizou e disponibilizou os Indicadores de Fluxo da Educação Superior. Eles resultam do acompanhamento longitudinal dos ingressantes de cursos de graduação de 2010, e abrangem o período de 2010 a 2015. Dessa forma, os indicadores permitem a avaliação da eficácia de cada curso em produzir concluintes dentro do tempo esperado de integralização, além de serem utilizados para outras análises ou combinação com outros indicadores.

Metodologia – Por meio do Censo da Educação Superior, a Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) coleta, anualmente, informações de instituições, cursos, alunos e docentes, além de outros dados que ajudam a mensurar a real situação da educação superior de graduação e sequencial de formação específica no país.

Até 2008, as características e dimensões referentes às informações de alunos e docentes do Censo Superior eram coletadas apenas de forma agrupada por curso. A partir de 2009, iniciou-se a coleta individualizada dessas informações e, desde então, foram implementados recursos para o controle de captação e registro de dados individuais no sistema de coleta. Essa metodologia possibilita a justaposição das informações anuais dos indivíduos para a composição de uma trajetória acadêmica do aluno, o chamado acompanhamento longitudinal.

Clique aqui para acessar os indicadores


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA INEP Nº 56, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2018

Estabelecer as metas institucionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep para o período compreendido entre 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018, conforme Anexo a esta Portaria.


Notícias

Dados do Censo da Educação Superior 2017 serão coletados até 24 de abril

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep

Inep adianta em um dia data de divulgação das notas do Enem

Na edição do ano passado, o Enem teve um total de 7,6 milhões de inscritos que fariam as provas pela primeira vez em dois domingos, 5 e 12 de novembro

Inep aprimora instrumentos de avaliação de cursos e instituições

Os instrumentos já tinham sido publicados, por meio de portaria, em 31 de outubro de 2017

Inep divulga Conceito Preliminar de Curso e Índice Geral de Curso de 2016

Atualmente, o Inep calcula quatro indicadores: Conceito Enade, IDD, CPC e IGC

Resultado do Enade 2016 é publicado no Diário Oficial

Segundo o Inep, o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar do seu histórico escolar