O presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, também secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, participou nesta quarta-feira (31) do seminário “A educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação 2011/2020", promovido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Ele foi um dos debatedores no painel que tratou das ações estratégicas para se atingir a meta 12 do PNE: “Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta”.
Em sua exposição, Gabriel Rodrigues abordou o tema “Brasil potência só com educação”. Ele mostrou uma projeção do crescimento das matrículas e apontou que para alcançar a meta será necessário promover o acesso complementar de 1 milhão de universitários anualmente a partir de 2012, sendo 750 mil no ensino não público e 250 mil no público. Reforçou que é fundamental que haja uma parceria do setor público com o setor não público e que o governo precisa intensificar o apoio institucional, as campanhas de comunicação, os mecanismos de financiamento e a criação de leis que incentivem o investimento em educação.
Gabriel Rodrigues reforçou ainda que o crescimento deve ser feito com o compromisso com a qualidade da educação. Para isso, é preciso agregar valor aos cursos universitários, promover a qualificação e valorização do professor, investir em instalações e infraestrutura, além de aprimorar também a qualidade do ensino médio no país.
Para o presidente da ABMES, a meta é possível de ser alcançada e o país passa por um bom momento favorável para a expansão do ensino superior.
