Tendo como tema central "Os Desafios dos Líderes no Ensino Superior", o 13º Fórum Nacional de Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP) vai reunir nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo, um grupo de especialistas nacionais e internacionais para debater a gestão das IES particulares, compatibilizando a oferta de conteúdo acadêmico com as melhores práticas de governança corporativa, com foco na atuação de seus dirigentes.
Promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp, o 13º FNESP trará ao Brasil, para debater essas questões com mantenedores e gestores das instituições de ensino superior privado do país, importantes personalidades ligadas à área educacional internacional, como o Prof. Daniel Samalovich, do Programa Columbus da França; Prof. Ricardo San Martin Gamboa, da Universidade Católica do Chile e especialista em inovação e empreendedorismo; e o Prof. Peter Dourmashkin, do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Entre os palestrantes brasileiros, o evento contará com Álvaro Neves, pesquisador da Harvard University e membro do Mazur Group, além de outros especialistas, entre empresários, diretores e reitores acadêmicos.
"O 13º FNESP propõe a discussão sobre os estilos e desafios que as lideranças do setor enfrentam em função da complexidade e da dinâmica do sistema de educação superior”, afirma o presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo. Ainda de acordo com o educador “O objetivo é instigar o debate entre as lideranças, pensar nas novas responsabilidades e no perfil ideal do líder de uma IES, além de propor a discussão sobre a forma como os líderes pensam a educação superior no Brasil".
Mais interatividade - Além da relevância dos temas, debates e especialistas, o 13º FNESP traz, pela primeira vez, uma proposta de interatividade. Durante os dois dias de evento serão realizados discussões online, que estarão hospedados no blog do evento ( www.fnesp.com.br). As redes sociais, como o Twitter, também ajudarão na interatividade com o público, que ainda poderá votar eletronicamente sobre os modelos ideais de gestão universitária.
Antes do início de cada sessão, serão apresentados documentários de dois minutos sobre a experiência de alguns dos gestores educacionais brasileiros empreendedores. “O objetivo dos documentários é apresentar uma referência sobre pessoas que efetivamente contribuíram para a expansão e dinâmica do setor privado”, completa Figueiredo.
Novo Local – Outra novidade do 13º FNESP é a mudança de local do evento. Em 2011, o Hotel Renaissance, localizado na Alameda Santos, abrigará em suas instalações mais amplas e modernas, cerca de 450 participantes, um número bem acima da capacidade de 2010, quando o encontro contou com 330 mantenedores.
O programa completo pode ser acessado no Portal Semesp www.semesp.org.br.
Credenciamento - O credenciamento dos jornalistas para o evento já está aberto e pode ser feito com a Assessoria de Imprensa do Semesp, pelo e-mail imprensa@semesp.org.br, ou pelo telefone (11) 2069-4419, com Kassandra Geromel.
Serviço
13º Fórum Nacional de Ensino Superior Particular
Data do evento: 29 e 30 de setembro de 2011
Horário : das 8h30 às 18 horas
Local: Hotel Renaissance
Endereço: Alameda Jaú, 1.620 - São Paulo
Mais informações: www.semesp.org.br
