Detalhe

Mulheres recebem apoio no retorno ao mercado de trabalho

21/09/2019 | Por: A Rede | 2754
Foto: Reprodução/ A Rede

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), por meio do curso de Gestão de Recursos Humanos, tem realizado o projeto ‘Empregabilidade’. Os alunos, coordenados pela professora Midhiã Pequena de Souza, ajudam e orientam mulheres em situação de vulnerabilidade social a se realocar no mercado de trabalho. A atividade extensionista acontece uma vez por mês na Associação Beneficente Cristã Tio Barros (ABC Tio Barros), localizada na cidade de Ponta Grossa (PR).

Por se tratar de uma entidade social que oferece proteção e moradia a mulheres maiores de 18 anos e seus dependentes menores de 17 anos, o projeto visa, além de estimular os alunos da UniSecal a realizarem práticas da empregabilidade, também auxiliar as assistidas a restabelecerem sua confiança e autonomia financeira. “Acredito que a contribuição maior do ‘Empregabilidade’ se dá na melhoria da autoestima, além de propiciar a elas o entendimento que são capazes de trabalhar e seguir com suas vidas”, explica a docente Midhiã.

Contribuição social
Durante os encontros, os acadêmicos da UniSecal realizam várias atividades com as mulheres da ABC Tio Barros. Entre elas se destacam:

Acompanhamento na busca de vagas de emprego e encaminhamento quando possível;

  • Oficinas de aprendizagem para geração de renda;
  • Orientação na construção de currículos;
  • Orientação sobre a aparência e maneira adequada de se portar em uma entrevista de emprego;
  •  Palestras e debates sobre empregabilidade.

Segundo a assistente social da ABC Tio Barros, Laís Matoski Ventura, o projeto tem apresentado resultados positivos. “Tem sido importante para as assistidas, pois, elas passam a ter conhecimento sobre o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, acontece a identificação das competências e habilidades de cada mulher”, comenta Ventura, que atua no acompanhamento diário/semanal das famílias atendidas pela entidade social.

Para a aluna Silvana Ghezzi, a participação no ‘Empregabilidade’ “tem sido interessante, pois, entrar em contato com essas pessoas, se torna uma experiência motivadora. Faz com que fiquemos orgulhosos em poder ajudar o próximo”, finaliza.

A UniSecal é responsável
Há 20 anos transformando a vida das pessoas por meio da educação, a UniSecal é uma instituição comprovadamente responsável. Atualmente ela é detentora do ‘Selo de Responsabilidade Social’ da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), e do ‘Selo Sesi ODS 2019’, que reconhece a UniSecal por suas práticas sustentáveis em prol dos 17 objetivos da ‘Agenda 2030’ da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, o centro universitário faz parte do ‘PRME Chapter Brazil’, plataforma global da ONU composta por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis e preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Inscrições abertas para a 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

O Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES foi instituído em 2007 pela ABMES com o objetivo de registrar as ações promovidas pelas instituições participantes da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Em 2019, acontece a 13ª edição do Concurso. As inscrições estão abertas. Podem participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2019

Notícias

Comunicado sobre o XIII Concurso Silvio Tendler de Vídeos

Novas datas serão sinalizadas em breve pela ABMES

13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos: inscrições prorrogadas!

Instituições de todo o Brasil que participaram da Campanha da Responsabilidade Social em 2019 terão mais duas semanas para enviar os registros e concorrer aos prêmios

Instituições de todo o país aderem à 15ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

Região que mais participou foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte

Inscrições abertas para a 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

Instituições de todo o Brasil que participaram da Campanha da Responsabilidade Social em 2019 podem concorrer em uma das quatro categorias. Inscrições até 17 de janeiro de 2020

IES já podem cadastrar ações na 15ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

As iniciativas podem ser realizadas durante todo o ano de 2018, porém, a maior mobilização acontecerá de 23 a 28 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

Coluna

Educação Superior Comentada| A Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio

Gustavo Fagundes fala sobre a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, instituída pela Lei n° 13.819. Entre outros pontos, o especialista explica que a colaboração com a política abre para as IES um campo fértil para a atuação na área da responsabilidade social, sobretudo na definição e implementação de políticas institucionais, educação em direitos humanos, educação ambiental, sem excluir as múltiplas possibilidades de atividades nos campos indissociáveis do ensino, extensão e pesquisa ou iniciação científica

Editora

Revista Responsabilidade Social

A 9ª edição da Revista Responsabilidade Social compila as atividades realizadas durante a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, detalhando a participação das instituições de educação superior (IES) nas edições de 2017 e 2018.