Detalhe

Crianças da Zona Leste de Londrina/PR vão conhecer universidade

23/09/2011 | Por: Instituto Filadélfia de Londrina | 1494

Crianças da Zona Leste de Londrina vão ter a oportunidade de conhecer o ambiente de uma universidade, receber orientações sobre temas como drogas e doenças sexualmente transmissíveis e participar de atividades lúdicas e recreativas. A ação comunitária da UniFil, no próximo sábado (24/09), das 8 às 13 horas, marca o Dia da Responsabilidade Social do ensino superior particular.

Participam do evento 50 crianças do Projeto Vida Vida, desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, e mais 50 atendidas pelo Meprovi, entidade mantida pela Igreja Presbiteriana Central. O objetivo é fortalecer a relação da UniFil com a comunidade, colocando professores e alunos em contato direto com o público para repassar conhecimento, praticar a solidariedade e contribuir para o respeito aos direitos dos cidadãos.

Ao chegar à universidade, as crianças de 6 a 14 anos serão divididas em grupos e iniciarão a programação. Receberão lanches preparados pelos cursos de Nutrição e Gastronomia e participarão de momento de oração, canto e espiritualidade, coordenado pelo curso de Teologia. Depois, assistirão palestras sobre drogas, com o curso de Farmácia, e doenças sexualmente transmissíveis, com os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia.

Também serão informados sobre acne, cabelo e sudoração, com o curso de Estética e Cosmética, e terão atividades lúdicas e orientações sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, com o curso de Pedagogia, visita a laboratórios de biologia e mostra de animais, com o curso de Ciências Biológicas, e recreação com o curso de Educação Física. O encerramento será no Teatro Colégio Londrinense, onde haverá mais um lanche.

A supervisora do Departamento de Serviço Social da UniFil, Jaqueline Senra Teófilo, explica que a decisão de priorizar as crianças no Dia da Responsabilidade Social é para despertar nelas o interesse pela educação. “Queremos que no futuro essa meninada possa estar numa universidade, preparando-se para uma profissão”, salienta. Ela lembra que no ano passado a UniFil participou do projeto Ato de Amor, organizado pelo Ministério Público para as creches de Londrina.

“Naquela ocasião, presenciamos os problemas enfrentados pelas instituições que atendem crianças carentes. Observamos que apesar de terem família, as crianças vivem em situações e ambientes de riscos, como maus-tratos, gravidez precoce, prostituição, droga, alcoolismo e outros. É nesse contexto que professores, estudantes e funcionários da UniFil exercem a sua missão social, de trabalhar para que essas crianças possam almejar um futuro melhor ”, afirma Jaqueline Teófilo.

O Dia da Responsabilidade Social foi instituído em 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, para mostrar a contribuição das universidades privadas no desenvolvimento e melhora da qualidade de vida da população. Segundo a entidade, as instituições realizam mais de um milhão de atendimentos por ano, em todo o País.