Estão abertas as inscrições para o Prêmio ABMES de Jornalismo. Criado com o objetivo de incentivar e valorizar o papel da imprensa e das mídias independentes na cobertura de temas relacionados ao ensino superior brasileiro, a iniciativa chega à sua 4ª edição ainda mais moderna e conectada às novas mídias e plataformas digitais.
Nesta edição, os trabalhos jornalísticos poderão ser inscritos nas modalidades de Vídeo, Áudio e Escrito (impresso e on-line), em duas categorias: Nacional e Regional. Para concorrer, as reportagens devem ter sido publicadas em algum veículo de comunicação no período entre 1º de julho de 2019 a 22 de maio de 2020. Cada candidato pode inscrever em até 5 (cinco) trabalhos.
Ao todo, serão entregues seis prêmios em dinheiro. Os três vencedores na modalidade nacional receberão R$ 15 mil cada. Já os ganhadores da categoria regional, levam para casa um prêmio no valor de R$ 10 mil cada. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 04 de agosto de 2020, em Brasília.
De acordo com o regulamento, os trabalhos jornalísticos podem versar sobre diversas áreas da educação superior do país, tais como: transformação digital, crescimento da educação a distância (EAD), internacionalização, o sistema brasileiro de avaliação, entre outros. Os trabalhos pré-selecionados serão apreciados pela Comissão Julgadora, que será anunciada em breve.
Prêmio ABMES de Jornalismo
Criado em 2017, o Prêmio tem como objetivo incentivar a imprensa na produção de reportagens e matérias que abordem a educação superior no Brasil. “O crescimento e o desenvolvimento da cobertura jornalística especializada no ensino superior têm impacto positivo no desenvolvimento contínuo das políticas educacionais, além do progresso do país, gerando benefícios sociais, políticos, econômicos e culturais para todas as regiões do Brasil”, afirma o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier.
Com a iniciativa, explica Niskier, as mantenedoras pretendem estimular a discussão aprofundada dos programas sociais do setor educacional, como Fies, ProUni e Pronatec.
Última edição
Com 296 inscrições, a 3ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo estabeleceu um recorde de adesão à iniciativa, mostrando que a premiação entrou definitivamente na agenda dos profissionais de imprensa do país e é reconhecida por sua seriedade e relevância. Jornalistas de todas as regiões do país e de dezenas de veículos de comunicação inscreveram seus trabalhos, distribuídos, à época, em oito categorias: Impresso (Nacional e Regional), Internet (Nacional e Regional), Rádio (Nacional e Regional) e TV (Nacional e Regional).
Autora da matéria vencedora na categoria Impresso Nacional, com o título “Investimento em professor é desafio para educação”, a jornalista Renata Cafardo, do Jornal Estado de S. Paulo, explica que foi para sala de aula, acompanhar o trabalho dos professores na vida real para entender como tudo funciona. "Acredito que para mudar a realidade da Educação no Brasil precisamos olhar para quem está na sala de aula e consegue realizar essa mudança com qualidade. Se não olharmos para o professor, não vamos para lugar algum", completou.
Sobre a ABMES
Criada em 1982, a entidade representa mais de 2.500 instituições particulares de educação superior de todo o país e desenvolve ações no âmbito político e na área acadêmica, como a realização de estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento particular. A Associação acredita no potencial da educação como fator de evolução pessoal e do Brasil.
Com uma representatividade de mais de 88% do mercado de educação superior do país, as instituições de educação superior particulares abrigaram 75% do total de matrículas em cursos de graduação no país. Isso significa dizer que majoritariamente a educação superior brasileira se dá no setor privado, o que demonstra sua relevância para o processo de formação de profissionais qualificados e capazes de atender às demandas do mercado de trabalho, além de fazer parte do desenvolvimento das carreiras profissionais.
Serviço
4ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo
Inscrições: de 02/03/2020 a 22/05/2020
Cerimônia de premiação: 04/08/2020
Mais informações: www.premiodejornalismo.abmes.org.br