Detalhe

Painel apresentará cases de sucesso em empreendedorismo e inovação nas IES

09/03/2020 | Por: CBESP | 3873

“É importante que o empreendedorismo e a inovação caminhem lado a lado para que um provoque o outro e funcionem como um agente catalisador de práticas motivadoras para os estudantes das instituições de educação superior”. A afirmação é da vice-presidente da Fenep, Amábilie Pácios, que coordenará o painel “Empreendedorismo e inovação nas IES: cases de sucesso” da 13ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP).

A atividade contará com exposições de Antonio Carbonari Netto, primeiro brasileiro a montar uma universidade em território norte-americano, a Miami University of Science and Technology (Must); Gabriela Diuana, diretora de Inovação da Kroton, que falará sobre a Cogna Ventures, e Daniel Pedrino, vice-presidente da Descomplica, primeira  grande empresa de educação digital do Brasil.

Reunindo educadores e especialistas do Brasil e do exterior, o XIII CBESP será realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2020, no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC. O evento tem como tema principal “Empreendedorismo e educação superior: construindo modelos inovadores”.

Debate global
Segundo Amábile, é importantíssimo que o principal congresso de educação superior do país aborde esta temática, pois ela precisa estar no centro do debate para que possam se tornar práticas cotidianas nas IES brasileiras. Desta forma, segundo ela, os estudantes terão maior potencial de desenvolvimento nas demandas globais, advindas com o século XXI. “Empreendedorismo e inovação caminhando juntos no dia a dia das instituições, com certeza resultam em cases de sucesso”.

Uma das trajetórias que serão apresentadas no painel é internacional, a da Miami University of Science and Technology (Must), o que, de acordo com Amábile, enriquecerá a discussão e provocará ainda mais reflexões nos ouvintes. “Conhecer experiências de sucesso sempre incentiva os empreendedores e isso é potencializado quando o case é internacional. A história da Must, especificamente, trará para o debate pitadas de ousadia que vão além daquilo que estamos acostumados”.

A coordenadora explica que a pluralidade dos expositores fará com que a atividade seja um espaço intenso de reflexão, que permitirá grandes revisões de práticas cotidianas dentro das instituições.

“Estamos trabalhando no sentido de promover um painel que colabore efetivamente para a consolidação da educação superior brasileira particular como protagonista nas mudanças que o empreendedorismo e inovação estão realizando. As instituições precisam estimular a formação de líderes para promover a indispensável melhoria na qualidade dos serviços prestados”, conclui Amábile.

XIII CBESP
A 13ª edição do CBESP dará início a um novo ciclo de debates. A programação do evento foi construída de forma a proporcionar conversas, troca de ideias e experiências sobre o empreendedorismo com foco nas soft skills (habilidade socioemocionais), características apontadas como essenciais para os profissionais do futuro.

O encontro será aberto com uma palestra magna de Marcelo Gleiser, cientista brasileiro de renome mundial, vencedor do Prêmio Templeton 2019, sobre “Tecnologias exponenciais e o futuro da educação e do trabalho” e contará com três painéis, três workshops e duas mesas redondas, além do encontro final para a leitura da “Carta de Florianópolis”, documento que reunirá as propostas e os resultados que forem consolidados ao longo dos dias.

Inscrições
As inscrições para o XIII CBESP estão abertas. Além dos benefícios para inscrições individuais e condições especiais para participação de grupos, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular também possuem direito a valores diferenciados, basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.

Clique aqui para realizar sua inscrição.
Clique aqui para conferir a programação preliminar.


Conteúdo Relacionado

Notícias

XIII CBESP: Edtech Descomplica provocará reflexões sobre o futuro da educação e como acompanhar a era digital

Participação do vice-presidente da empresa acontecerá no 2º dia do evento, sexta-feira (29/05)

Painel reunirá especialistas no mercado internacional para debater o empreendedorismo em diferentes culturas

Atividade contará com palestrante israelense e educadores brasileiros que atuam na China e nos Estados Unidos

Keynote speaker: Marcelo Gleiser falará sobre futuro da educação e do trabalho na abertura do XIII CBESP

Reconhecido internacionalmente, o cientista é Professor de Física e Astronomia do Dartmouth College e o vencedor do Prêmio Templeton

XIII CBESP: workshops proporcionarão imersão em empreendedorismo e inovação

Realizadas simultaneamente, as atividades acontecerão na tarde do segundo dia do evento, sexta-feira (29/05)

Empreendedorismo, inovação, tecnologias e o futuro da educação superior pautarão a 13ª edição do CBESP

Evento contará com palestra magna, painéis, mesas-redondas, workshops e espaços para networking

13ª edição do CBESP inicia novo ciclo voltado para o debate sobre habilidades do futuro

Nos dias 28,29 e 30 de maio, educadores de todo o país estarão reunidos em Florianópolis/SC para debater empreendedorismo com foco nas Soft Skills

Participantes do XIII CBESP terão desconto exclusivo em passagens áreas para o evento

Promoção é válida para trechos de ida e volta, dentro do Brasil, dois dias antes e dois dias após o Congresso

XIII CBESP: inscrições abertas!

13ª edição do principal evento da educação superior brasileira será realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis/SC