A Universidade da Amazônia (Unama), a maior instituição de ensino superior privada do Pará, está sob nova direção. A professora Ana Célia Bahia Silva, doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Mestre em Educação pela Unama, assumiu ontem a reitoria.
É a primeira vez que a reitoria fica a cargo de uma professora não integrante do conselho mantenedor da Instituição. Ana Célia tem uma longa carreira na área da educação. Ajudou a implantar a Universidade do Estado do Pará (Uepa), onde foi pró-reitora de Ensino. Na Unama, atua há 32 anos. Começou quando a instituição ainda não tinha status de universidade - adquirido há 18 anos.
A Unama tem hoje 33 cursos de graduação, quatro mestrados e cerca de nove mil alunos.
A nova reitora disse que vai reunir com a equipe para fazer um plano de trabalho. Segundo ela, a missão é continuar os avanços para adaptar a Unama “aos novos tempos”. Primeira mulher a comandar a instituição, Ana Célia prefere não destacar a questão de gênero. “Acho que o mais relevante é que seja uma professora da casa”, diz.
Ana Célia substituiu o professor Antonio de Carvalho Vaz Pereira, que pediu o afastamento e foi responsável pela indicação de Ana Célia Bahia. O nome foi submetido ao Conselho Universitário, que o aprovou por unanimidade. Antonio Vaz continua fazendo parte do Conselho Diretor da União de Ensino Superior do Pará (Unespa), entidade mantenedora da universidade.
Na Unama, Ana Célia Bahia passou pelos cargos de assessora pedagógica, assessora de planejamento, diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação (CCHE) e, recentemente, assessora da Reitoria. “A Unama precisa de sustentabilidade acadêmica e financeira, precisa trabalhar para continuar o processo de transformação que ela vinha trilhando, a fim de ter nos professores os maiores aliados para atender aqueles que são a razão de ser da universidade, os alunos”, declarou a nova reitora.
