Débora Guerra, vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) foi nomeada no último dia 1º de abril como membro da Câmara do Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). Seu mandato, fruto de indicação da ABMES, terá duração de quatro anos.
Entre outras demandas, a função do órgão é baixar normas sobre planejamento, coordenação, controle e fiscalização das atividades educacionais em todas áreas, bem como aprovar o plano de atendimento escolar da rede estadual de ensino; promover a avaliação da qualidade do funcionamento de instituições de ensino superior para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento; credenciamento e recredenciamento de universidades e apurar denúncias sobre descumprimento da legislação básica do ensino. Além disso, como instância consultiva, é ampla e abrangente a atuação do CEE/MG, pois mantém intercâmbio com órgãos e entidades nacionais a fim de oferecer subsídios às instituições estaduais. Detém, ainda, capacidade jurisdicional típica, por interagir como instância recursal e julgar recursos interpostos contra decisão final de instituição de ensino.
Sobre Débora Guerra
Vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Débora Guerra é reitora da Faculdade Alis de Itabirito. Pós-graduada em Gestão Universitária, atua no ensino superior há quase 20 anos. Teve participação no Programa de Desenvolvimento de Acionistas da Fundação Dom Cabral e de seminários internacionais em inovação acadêmica nas melhores universidades do mundo, como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Stanford University, Universidade de Helsinque – Finlândia. Foi reitora do Centro Universitário UNA, MG e GO. Recebeu em 2013 o prêmio de Mulher Influente na Educação no Estado de Minas Gerais e em 2014 o prêmio Milton Santos da Educação Superior.