Na semana em que foi realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os debates estão voltados para o investimento público na educação, qualidade das escolas de nível médio, capacitação de professores e acesso ao ensino superior. Espera-se que o desempenho dos estudantes cresça bem mais que os 2% registrados no ano passado e que a média de 600 pontos na prova seja atingida bem antes dos 15 anos previstos. Um alvo já foi alcançado: a prova foi realizada sem grandes incidentes. Nem vazamento de provas, nem erros de impressão. Agora é aguardar pelo resultado e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que precisa funcionar sem transtornos desta vez.
Para engrossar essa discussão sobre a melhoria do sistema de ensino no Brasil, será lançado nesta semana o livro “Educação na era Lula”, do fundador e acionista controlador do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz. O volume traz 62 artigos veiculados em periódicos de circulação nacional, com reflexões sobre os acertos e erros do então chefe de Estado e indicação de ações que necessitam ser tomadas pela presidente Dilma Rousseff. Num deles, o autor frisa a necessidade de o governo reformular a política educacional, para contribuir para que os estudantes cheguem mais bem preparados no ensino superior e atendam à demanda do mercado por capacitação. “A busca da qualidade do ensino básico e médio deve ser prioridade. Inclusive, a iniciativa privada pode vir a contribuir. Por que não criar o Prouni do ensino médio? Talvez seja necessária a federalização do ensino básico e médio”, sugere.
A obra compreende uma visão ampla da educação do País, da educação básica até o ensino superior, passando por aspectos relacionados à alfabetização, investimento em pesquisas educacionais, sistemas de cotas e de avaliação, financiamento estudantil, vestibular, formação de professores, empreendedorismo e responsabilidade social. De fato, uma visão de quem entende e acredita que o investimento em educação é a melhor forma de “promover o desenvolvimento integral da sociedade”.
O livro, de 157 páginas com edição da Lumen Juris, será lançado nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, no Restaurante Manuel Bandeira, no Recife.
Serviço:
Lançamento do livro Educação na era Lula, de Janguiê Diniz
Quinta-feira (27), às 18h
Restaurantes Manuel Bandeira
Rua Joaquim Nabuco, s/n - Graças - Recife
(Ao lado do Bloco C da Faculdade Maurício de Nassau)
