O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (17/11) os índices de rendimento das instituições de ensino superior (IES) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado por mais de 650 mil universitários em todo Brasil em novembro de 2010. Os resultados foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). A Portaria nº 420 trouxe também o Índice Geral de Cursos (IGC 2010) de cada instituição e o Conceito Preliminar Cursos (CPC 2010).
O Enade é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Juntamente com os índices alcançados pelas instituições no CPC e do IGC, o MEC pode avaliar e regular a qualidade dos cursos superiores. Além disso, as informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas do Governo Federal.
A cada três anos, o Enade avalia uma das áreas do conhecimento — saúde, ciências agrárias e áreas afins; ciências exatas, licenciaturas e áreas afins; ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins.
Na última edição, o exame foi aplicado para alunos ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. E, pela primeira vez, também serão avaliados estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Os indicadores
IGC – O Índice Geral de Cursos é um dos indicadores mais amplos obtidos pelo MEC. Ele é constituído de uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, sintetizando em um único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores Inep, além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições. Ao avaliar as graduações, é utilizado o CPC para compor o IGC; nas pós-graduações, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
CPC – É uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade – que mede o desempenho dos concluintes, o desempenho no Enade dos ingressantes, o Conceito IDD (Índice de Diferença de Desempenho) – que mede a evolução dos universitários, comparando a nota dos ingressantes e concluintes que fizeram o Enade e as variáveis de insumo.
Veja aqui a Portaria nº 420 com os resultados.
