Detalhe

IES particulares contribuem para democratização do ensino superior e formação de milhões de alunos

18/11/2011 | Por: ABMES | 1737

O setor particular representa 88% das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, de acordo com dados do Censo da Educação Superior, divulgados no início de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O levantamento mostra que mais de 74% dos universitários do país estudavam em faculdades particulares em 2010: dos 6,5 milhões de alunos matriculados, 4,7 milhões estavam em IES privadas, índice 6,9% maior que o registrado em 2009.

O ensino superior particular se expandiu para suprir uma lacuna (e também por incentivo) do próprio Estado que, historicamente, tem sido incapaz de atender à demanda de alunos, sobretudo os de baixa renda. Uma constatação importante é que o ensino privado vem se empenhando em dar respostas com qualidade a essa demanda. A análise desse cenário foi levantada durante o seminário “Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior?”, promovido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em Brasília, no último dia 9 de novembro.

O presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, abriu as discussões. O encontro contou com a presença de Nival Nunes de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia e ex-reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Átila Simões, vice-reitor do Centro Universitário UNA, de Minas Gerais; Eduardo Alcalay, presidente do Grupo Estácio; e Antônio Carbonari Netto, presidente do Conselho Administrativo da Anhanguera Educacional.

Alunos guerreiros

Os especialistas presentes do evento defenderam que, há anos, o ensino particular tem apoiado o ensino público. “Hoje, quem tem dinheiro faz parte da classe A e não precisa se preocupar com o valor a ser pago pelos estudos, e é o principal beneficiado na rede pública”, afirmou Eduardo Alcalay. “O que deveria, em tese, ser o contrário.” Para ele, o desenvolvimento econômico do país fez com que o ensino superior se popularizasse, sobretudo na esfera privada. “Há 30 anos, a universidade era privilégio para poucos, o que mudou com a expansão do ensino particular. Nos dias de hoje, o ensino superior precisa do setor privado. Ele se segura em projetos autossustentáveis e apoia os alunos que não puderam ser absorvidos pela universidade pública”, defendeu Alcalay.

“Enquanto o MEC planeja quase que dobrar o número de ingressantes em oito anos, o setor privado já está caminhando para isso há mais tempo. Essa visão do MEC é modesta, ao meu ver”, comentou Alcalay, em referência ao pronunciamento feito pelo o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa em junho deste ano, quando afirmou que o governo espera, até 2020, aumentar para quase 10 milhões o número de estudantes universitários no país.

Alcalay defendeu que os esforços das faculdades e universidades particulares em manter uma postura sustentável em sua relação com o lucro é fundamental, uma vez que o aluno é seu principal fiscalizador. “O aluno paga do bolso sua mensalidade, ele sabe quanto custa na prática lutar pelos estudos”, afirmou.

Ele defende que priorizar o direito do “aluno guerreiro”, que luta para manter-se estudando e no mercado de trabalho, vem sendo um dos focos de ação do setor particular. “Eles [alunos] tiram de seus salários, que muitas vezes não passam de R$ 1 mil, mensalidades que variam entre R$ 400 e R$ 700. Diferentemente do aluno classe A, nosso aluno é guerreiro. Ele é muito exigente e nos faz manter o compromisso com a qualidade. Não só por ideologia, mas por responsabilidade e até mesmo sobrevivência.” Alcalay

O material apresentado durante as exposições, bem como os arquivos de áudio e vídeo, podem ser conferidos no portal da ABMES (www.abmes.org.br).

Programe-se

O próximo Seminário ABMES abordará os resultados do Censo da Educação Superior e será realizado em 6 de dezembro, pela manhã. Acompanhe a divulgação do evento e a abertura de inscrições pelo portal da ABMES.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (I)

Data:08/11/2011

Descrição:Exposição do Presidente da ABENGE e ex-reitor da UERJ, durante o seminário da ABMES de 08 de novembro de 2011

Download

Áudio: Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (II)

Data:08/11/2011

Descrição:Exposição do Vice-reitor do Centro Universitário UNA, durante o seminário da ABMES de 08 de novembro de 2011.

Download

Áudio: Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (III)

Data:08/11/2011

Descrição:Exposição do Presidente do Grupo Estácio, durante o seminário da ABMES de 08 de novembro de 2011

Download

Áudio: Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (IV)

Data:08/11/2011

Descrição:Exposição do Presidente do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional, durante o seminário da ABMES de 08 de novembro de 2011.

Download

Áudio: Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (Debate)

Data:08/11/2011

Descrição:Debate realizado após o seminário "Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior?", de 08 de novembro de 2011

Download

Vídeos

Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (I)

Exposição do presidente da Abenge e ex-reitor da UERJ, Nival Nunes, durante o seminário da ABMES de 8 de novembro de 2011

Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (III)

Exposição do presidente do Grupo Estácio, Eduardo Alcalay , durante o seminário da ABMES de 8 de novembro de 2011

Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (V)

Debate realizado após as exposições do seminário da ABMES de 8 de novembro de 2011

Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (II)

Exposição do vice-reitor do Centro Universitário UNA, Átila Simões, durante o seminário da ABMES de 8 de novembro de 2011

Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior? (IV)

Exposição do presidente do Conselho de Administração da Anhanguera, Antonio Carbonari Netto, durante o seminário da ABMES de 8 de novembro de 2011

Eventos

Seminário ABMES: Lucro e qualidade acadêmica são compatíveis na Educação Superior?

A ABMES reunirá no dia 8 de novembro, às 14h30, em Brasília/DF, especialistas para debater a temática lucro versus qualidade no âmbito da prestação de serviço pelas instituições de ensino superior. O evento é gratuito para associado, mediante inscrição prévia.

08/11/2011