Iniciativas que fazem a diferença no meio acadêmico não podem ficar escondidas nos limites das universidades – grandes ideias capazes de mudar não só a vida de estudantes e educadores, como também de toda a sociedade, precisam ser divulgadas e incentivadas. Esse é o principal objetivo do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, que chega a sua 19ª edição, promovido anualmente pela Associação Nacional de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). As inscrições estão abertas até 16 de março de 2012 e candidatos de todo Brasil, de instituições particulares e públicas, podem cadastrar propostas no site www.abmes.org.br/top.
Desde 1993, e após 18 edições de sucesso, o prêmio já foi conferido a cerca de 40 instituições que desenvolveram projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; inovações curriculares; avaliação institucional; modelos de gestão; e iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção do meio ambiente.
E a 19ª edição será especial em comemoração aos 30 anos da ABMES, celebrados em 2012. Em parceria com a SunGard Higher Education, líder mundial de serviços e soluções de tecnologia, a ABMES oferecerá ao vencedor do Top Educacional prêmio de R$ 30 mil. Além disso, poderão ser conferidas ainda até duas menções honrosas no valor de R$ 5 mil cada. As instituições de ensino representadas receberão também placa e diploma alusivos ao prêmio e os trabalhos serão publicados na edição especial da revista ABMES Cadernos.
Divulgação internacional
A edição de 2011 traz mais uma novidade: o vencedor do prêmio ainda terá a oportunidade de apresentar seu projeto no principal evento sobre gestão educacional da América Latina – o encontro “Jornadas de Gestão Universitária”, promovido pela Universidade Católica do Chile, na cidade de Santiago. O autor do projeto ganhador terá as despesas custeadas pela SunGard Higher Education para participação no evento de 2013.
Conhecido como um dos encontros mais importantes de troca de experiências entre os dirigentes de universidades na América Latina, as “Jornadas de Gestão Universitária”, realizadas desde 2005, têm por objetivo contribuir para a melhoria da gestão das instituições, elemento estratégico para alcançar níveis de excelência acadêmica.
O encontro internacional é destinado a gestores, acadêmicos, executivos e profissionais que tenham responsabilidade ou participação em liderança e gestão de instituições de ensino superior. A participação no evento é de muito valor, uma vez que poderá representar grande avanço para a divulgação científica e acadêmica de projetos de sucesso para profissionais brasileiros.
Inscrições abertas para instituições particulares e públicas
O primeiro passo para concorrer ao Prêmio Top Educacional é efetuar a inscrição pelo site, onde é necessário incluir um resumo do projeto. As propostas completas deverão ser apresentadas em texto digitado e enviadas à ABMES pelo correio (SCS Quadra 7, Bloco A, Sala 526 – Edifício Torre do Pátio Brasil Shopping, Brasília/DF - CEP: 70.307-901), até o dia 16 de março de 2012. Tanto inscrições via site quanto postagens do material impresso feitas após esta data não serão analisadas.
A estrutura da proposta deverá conter: apresentação clara e objetiva do problema enfrentado; explicação minuciosa da alternativa utilizada para a solução do problema; descrição efetiva dos resultados, comprovadamente conseguidos com a utilização da sistemática adotada. Poderão ser enviados também anexos para confirmar as propostas e resultados apresentados, como vídeos, fotos e cartazes. As instituições poderão concorrer com mais de uma proposta.
As entregas do prêmio e das menções honrosas serão feitas no jantar de celebração de 30 anos da ABMES, em agosto de 2012. Confira o regulamento do prêmio, saiba mais sobre a vida e obra do patrono Mário Palmério e acompanhe o calendário de ações do Top Educacional e notícias exclusivas pelo site www.abmes.org.br/top. Outras informações pelo telefone (61) 3322-3252.
