Detalhe

MEC publica regras que permitem renegociação de débitos do Fies

22/10/2020 | Por: Ministério da Educação | 3195
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 42, que dispõe sobre o Programa Especial de Regularização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As regras permitem a renegociação de débitos dos contratos do Fies, firmados até o 2º semestre de 2017, vencidos e não quitados até o dia 10 de julho de 2020.

“Um dos benefícios imediatos, a partir da adesão ao programa, é a retirada da inscrição dos nomes do financiado e de seus fiadores dos cadastros de devedores inadimplentes, sendo alterado o cronograma de vencimento das parcelas de amortização”, explicou o secretário de educação superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.

Os interessados têm até o dia 31 dezembro de 2020 para solicitar, diretamente com o agente financeiro, a renegociação de débitos do Fies. Considera-se débito vencido, o saldo devedor com um dia ou mais de atraso, na fase de amortização.

Quando o interessado aderir ao Programa Especial de Regularização do Fies, poderá optar por liquidar ou parcelar o saldo devedor total. Dentro dessas duas opções, há alternativas que oferecem diferentes porcentagens de redução dos encargos moratórios (que pode chegar a 100%), e quantidades de parcelas (até 174) com as respectivas datas para pagamento do débito renegociado. Os descontos concedidos são referentes aos encargos moratórios, ou seja, os débitos contratuais permanecerão sendo cobrados. O valor da parcela mensal resultante da renegociação não poderá ser inferior a R$ 200 reais.

Após a adesão, o banco terá até 15 dias para finalizar a contratação da renegociação, que será efetuada mediante termo aditivo ao contrato de financiamento, podendo ser assinado eletronicamente pelos financiados e seus fiadores, por meio dos canais de atendimento que serão disponibilizados pelo banco para essa finalidade. A resolução entra em vigência a partir do dia 3 de novembro e o prazo final para aderir ao Programa Especial de Regularização do Fies é 31 de dezembro de 2020.

Covid-19
A norma prevê ainda que, em caso de prorrogação da decretação do estado de calamidade pública nacional, a obrigação do pagamento da 1ª parcela será suspensa, automaticamente, devendo ser paga no mês seguinte ao fim da pandemia, exceto para o caso de liquidação em parcela única, conforme previsto na Resolução nº 42.

Em maio, o MEC publicou uma resolução que permitiu suspender o pagamento de até quatro parcelas do Fies para os contratos que estavam adimplentes antes da vigência do decreto de calamidade pública, criado em decorrência da pandemia de Covid-19. O prazo para solicitar a suspensão do pagamento, também, é até o dia 31 de dezembro de 2020, diretamente com o banco.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Mudanças no Fies geram mais dificuldades aos alunos e inadimplências aos bancos

Jovem Pan: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre as mudanças apresentadas pelo novo Fies

Notícias

Fies: Inscrições para vagas remanescentes serão retomadas a partir do dia 26

Edital com cronograma completo foi publicado nesta terça-feira (13)

Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do Fies são abertas nesta terça

Programa disponibiliza financiamento de mensalidades no ensino superior em universidades particulares

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Inscrições começam no dia 6 de outubro

MEC anuncia prorrogação do Fies e P-Fies até esta sexta-feira

O Ministério da Educação informou nas suas redes sociais a prorrogação da inscrição. São 70 mil contratos a juro zero

Fies e P-Fies do primeiro semestre de 2020 abrem inscrições nesta quarta-feira

As inscrições para o Fies e para o P-Fies do primeiro semestre de 2020 começam nesta quarta-feira (5)