Detalhe

UniCarioca lança livro sobre trajetória da instituição

03/12/2020 | Por: ABMES | 2657
Divulgação Unicarioca lança livro com sua trajetória

"A UniCarioca é uma obra coletiva de amor e solidariedade", define o Professor Celso Niskier, reitor da UniCarioca e diretor presidente da ABMES, responsável pela organização do livro “Uma história de garra e talento”, em conjunto com a jornalista Suzana Liskauskas.

O livro relata a trajetória de trinta anos da UniCarioca, centro universitário fundado na cidade do Rio de Janeiro, em 1990. A partir da carta-consulta original, que culminou na interrupção dos estudos de Doutoramento na Inglaterra de Celso Niskier e o retorno ao Brasil, para fundação da instituição, a narrativa reconstrói o passo a passo de crescimento da então Faculdade Carioca de Informática, até transformar-se na atual UniCarioca.

A história apresenta as iniciativas pioneiras, como a criação da primeira universidade virtual do Brasil, a Univir, passando pela consolidação do campus Rio Comprido e pela posterior expansão em novas unidades, culminando com a implantação das unidades do Méier.

A reforma dos currículos, a contratação de empresa de consultoria, a mudança na forma de gerir o empreendimento são alguns dos temas que evoluem na obra, que concluiu com a apresentação dos excelentes resultados obtidos nas avaliações do MEC.

Com prefácio do acadêmico e imortal da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier e apresentação do diretor-presidente do Grupo Folha Dirigida, o jornalista Adolfo Martins, trata-se de um livro marcante, no qual, a partir da história de garra e sucesso da UniCarioca, pode-se traçar um retrato importante da expansão da educação superior particular no Rio de Janeiro e no Brasil.

A íntegra na versão digital do livro já está disponível – clique aqui.

Lançamento virtual

Na próxima terça-feira, 8 de dezembro, às 14h30, a obra será lançada durante o Seminário especial de fim de ano da ABMES. Na ocasião, Celso Niskier falará um pouco mais sobre o livro e a história da instituição.

Sobre a UniCarioca

A UniCarioca – reconhecida pelo MEC como o melhor centro universitário privado do Rio de Janeiro pelo sétimo ano consecutivo, está há 30 anos no mercado, sendo uma instituição preocupada com a qualidade da educação, empregabilidade e acessibilidade ao Ensino Superior, oferecendo serviços de qualidade, com preços acessíveis.

Possui 14 cursos de graduação presencial (Direito, Engenharias da Computação e de Produção, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Design, Gestão de Recursos Humanos, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Redes de Computadores) e oito a distância (Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais e Gestão Financeira), além de cursos de Pós-graduação e Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação.

Todos os cursos têm desempenho de destaque nas últimas avaliações do MEC. O de Marketing EAD conquistou nota máxima (conceito 5) no último Enade divulgado (2018), sendo o melhor do Brasil. Para manter e expandir a excelência acadêmica, o centro universitário investe em inovação no projeto pedagógico para a motivação de alunos e, principalmente, de professores - 95% do corpo docente é formado por mestres e doutores. A UniCarioca trabalha com metodologias ativas, currículos centrados em competências e disciplinas voltadas para formar profissionais de alto desempenho, como Liderança, Empreendedorismo e Criatividade, além de um núcleo de apoio à carreira para facilitar o sucesso do aluno no mercado de trabalho.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Retrospectiva ABMES 2020

Com criatividade e disposição, buscamos na adversidade a oportunidade. Conheça como foi o ano de 2020 para a equipe ABMES e seus associados.

Bate-papo com o MEC e perspectivas para 2021

Confira a íntegra do seminário "Bate-papo com o MEC e perspectivas para 2021". O evento foi realizado na terça-feira (08/12), pelo YouTube da ABMES

 

Notícias

Bate-papo com Seres/MEC e histórias da educação superior marcam fim de ano

Evento on-line reuniu mais de 2,7 mil expectadores no canal Rede ABMES no You Tube. Secretário da Seres, Danilo Dupas, apresentou as propostas para 2021

ABMES prestigia três livros sobre Educação lançados em 2020 durante evento de fim de ano

Publicações contam a trajetória de instituições e da educação superior no Brasil ao longo das décadas. Evento está marcado para 8 de dezembro

Coluna

Educação Superior Comentada | Breve retrospectiva do ano de 2020

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, traça uma breve retrospectiva do ano de 2020 na Educação Superior