Detalhe

Luto | ABMES se despede de Gabriel Mário Rodrigues

10/01/2021 | Por: ABMES | 7017

É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) comunica o falecimento de seu ex-presidente e presidente do Conselho de Administração, Gabriel Mario Rodrigues, ocorrido neste sábado (09/01/2021), em São Paulo/SP. Devido à pandemia da Covid-19, o velório será restrito a familiares e amigos próximos, a partir das 9h deste domingo (10/01) e o sepultamento está marcado para 13h, ambos no cemitério Horto da Paz, em Itapecirica da Serra/SP. Ele deixa esposa, três filhas, oito netos e três bisnetos.

Gabriel Mario Rodrigues foi um homem à frente do seu tempo e inquieto em suas ideias, valores, propostas e preocupações em relação ao universo educacional. Um amante do ensino virtual e das novas tecnologias. Marcado por seu pensamento rápido, moderno e perspicaz, o Professor Gabriel, como era carinhosamente chamado por todos, mesmo ciente dos problemas presentes na sociedade brasileira, manteve a fé e a esperança, com base na crença de que é preciso reorientar o rumo do país para alcançar uma educação de qualidade para todos.

Certamente a ABMES perdeu um grande mentor, conselheiro e amigo. Porém, guardaremos e levaremos em todas as nossas ações seus ensinamentos, ideias e ousadia.

"Gabriel Mário Rodrigues foi um educador visionário, capaz de transformar sonhos em realidade. Deixa um legado que inspirará a todos nós, empreendedores educacionais brasileiros" - Celso Niskier, diretor presidente da ABMES.

Interessados em enviar cumprimentos para a família poderão fazê-lo pelo e-mail: celso.custodio@gamaro.com.br.

Trajetória na ABMES
Gabriel Mario Rodrigues presidiu a ABMES de 2004 a 2016, um período marcado por sua criatividade e mente inovadora. Sua gestão abriu espaços de interlocução com os órgãos oficiais e deu um notável salto na direção de uma atuação política mais forte e consistente no contexto educacional brasileiro de forma independente e/ou em articulação com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Currículo
Presidente do Conselho de Administração da ABMES. Graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Comunicação Empresarial. Presidiu a ABMES de 2004 a 2016 e esteve à frente do Conselho de Administração da Kroton Educacional S/A, tendo sido presidente do Conselho de Administração da Anhanguera Educacional S/A. Foi membro fundador e secretário executivo (2008 e 2016) do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Membro nato do Conselho da Presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) e presidente entre 1993 a 2004.

Foi fundador e diretor da Faculdade Anhembi Morumbi e reitor da Universidade Anhembi Morumbi. Possui mais de 500 artigos publicados no Blog da ABMES e na Revista Ensino Superior, além de contribuições para diversos periódicos, sempre atento a temas como inovação, criatividade e novas tecnologias e preocupado com as questões relacionadas à formação de recursos humanos para acompanhar o desenvolvimento do país e as novas demandas mundiais.

"As grandes obras não pertencem aos grandes indivíduos. Ninguém faz nada sozinho. Elas são fruto de pessoas que se unem, cada qual com as suas responsabilidades, trabalhando por um objetivo comum". - Gabriel Mario Rodrigues

 


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Professor Gabriel - Uma homenagem

Breve reconhecimento à vida e ao legado de nosso sempre Professor Gabriel.
"As grandes obras não pertencem aos grandes indivíduos. Ninguém faz nada sozinho. Elas são fruto de pessoas que se unem, cada qual com as suas responsabilidades, trabalhando por um objetivo comum".

Gabriel Mario Rodrigues