Detalhe

Abstenção do Enem 2020 é de 55,3%; pedido de reaplicação deve ser feito a partir desta segunda

24/01/2021 | Por: G1 | 859
Foto: Reprodução/ G1

O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 subiu no segundo dia e atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados esperados para esta edição, anunciou o Inep no domingo (24). Este é o maior índice de toda a história do Enem. Antes, o recorde havia sido registrado em 2009.

A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Deve fazer o pedido a partir das 12h desta segunda (25) até sexta (29):

  • quem perdeu o Enem por problemas de infraestrutura, como as salas lotadas no domingo passado ou falta de luz nos locais de prova
  • quem teve diagnóstico de Covid ou doenças infectocontagiosas na véspera do exame. O Inep já recebeu até o momento 18.210 solicitações relacionadas ao novo coronavírus e aprovou 13.716 desse total

O pedido deve ser feito na Página do Participante. Cada caso será analisado pelo Inep.

Os alunos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia (Espigão d'Oeste e Rolim de Moura) não precisam fazer o pedido de reaplicação. Nesses locais as autoridades suspenderam a prova por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. O Enem será realizado para esses estudantes também nos dias previstos para reaplicação - 23 e 24 de fevereiro.

De acordo com o balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.470.396 pessoas compareceram às provas (44,7%) deste domingo e 3.052.633 (55,3%) faltaram. Ao todo, eram esperados 5,5 milhões de candidatos.

"Foi mais do que a gente estava esperando", afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep, sobre a taxa de abstenção do Enem.

"Mas gosto de olhar o copo meio cheio: 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer a Enem em ambiente de pandemia, em ambiente de receio. Outros lugares do mundo não conseguiram fazer, e o Brasil, com todas as suas dificuldades logísticas e todas as suas desigualdades, você assegurar no meio da pandemia que 5 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões façam a prova, eu acho isso uma vitória", afirma.

“O Enem é uma política social e o gasto com política social não é imediato, ele vem no futuro. Garantir que o jovem entre na universidade agora, garantir que o jovem tenha acesso à faculdade no primeiro semestre, significa que lá na frente nós vamos ter profissionais que vão dar retorno à sociedade”, diz Lopes.

Esta edição foi marcada pelo adiamento das provas para janeiro deste ano - inicialmente marcadas para novembro de 2020. A decisão foi tomada em julho do ano passado em razão do agravamento da pandemia.

Mas com os números de casos e mortes da Covid atingindo o pico em janeiro, entidades científicas e secretarias estaduais de Saúde e Educação pediram por um novo adiamento.

O próximo domingo terá a aplicação do projeto piloto do Enem digital, com provas para 96 mil inscritos.

O primeiro dia de provas regulares do Enem, no último domingo (17), teve abstenção de 51,5% de candidatos que não compareceram ao local de prova.

Domingo passado
O primeiro dia de provas foi marcado pelos candidatos barrados nos locais de prova porque as salas já estavam superlotadas. Após a aplicação do 1º dia, o Inep reconheceu que houve casos de impedimento de alunos em seis cidades de 3 estados: PR: Curitiba e Londrina; SC: Florianópolis; e RS: Pelotas, Caxias do Sul e Canoas. Nestes locais estariam as 11 salas com problemas, identificadas pelo Inep. Não foi informado pela autarquia o número de candidatos afetados por esses problemas.

Houve relatos de mais cidades com problemas de superlotação nos locais de prova, como em Porto Alegre e Santa Cruz (RS), e em Mogi (SP). Segundo o Inep, estes candidatos poderiam optar por comparecer ao segundo dia de aplicação e pedir para refazer apenas a primeira prova, ou não comparecer e pedir a reaplicação das duas datas.

O 2º dia de Enem, neste domingo (24), não teve registro de candidatos impedidos.

Números do Enem 2020

  • Enem suspenso: 58 cidades terão reaplicação da prova: 56 no Amazonas e duas em Rondônia
  • Doenças infectocontagiosas: Nesta edição, 18.210 pessoas pediram para participar da reaplicação por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Foram aceitas 13.716.
  • Cidades, locais, salas: o Enem teve 1.689 municípios, 14.447 locais de prova e 201.380 salas de aplicação.
  • Inscritos confirmados: 5.523.029 inscritos (o número exclui participante do AM e de duas cidades de RO que suspenderam as provas)
  • Eliminados: 2.967 participantes foram eliminados por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido, entre outros, no 1º dia e 1.274 no 2º dia
  • Logística: 69 foram afastados por "ocorrências logísticas", como emergências médicas ou interrupção de energia elétrica no 1º dia e 14 no 2º dia.

Conteúdo Relacionado

Notícias

Reaplicação do Enem tem mais de 70% de abstenção

Gabaritos das provas estarão disponíveis na segunda-feira

Enem tem hoje segundo dia de reaplicação de provas

Resultados finais serão divulgados no dia 29 de março

Começa hoje a reaplicação do Enem

Reaplicação terá as mesmas regras do exame regular

Prazo para pedir reaplicação do Enem digital termina nesta sexta

Têm direito a refazer o exame os candidatos que tiveram problemas logísticos, como falta de luz, ou quem teve diagnóstico de Covid-19. A reaplicação será na versão impressa até para os inscritos no digital.

Inep divulga nesta sexta os resultados dos pedidos de reaplicação do Enem impresso

Estudantes com diagnósticos de Covid ou aqueles prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, tiveram o direito de solicitar uma nova prova.

Candidatos do Enem Digital prejudicados poderão pedir reaplicação em papel

Os participantes têm entre 8 e 12 de fevereiro para solicitar a reaplicação. Quem faria a prova, mas foi diagnosticado com covid-19 também terá nova chance

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina nesta sexta

Estudantes com diagnósticos de Covid ou aqueles prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, têm até as 23h59 desta sexta para solicitar o direito a uma nova prova

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

Provas de linguagens, ciências humanas e redação serão no domingo (31)

Enem 2020: gabarito oficial sai nesta quarta

Não há um horário definido. Resultados individuais só serão divulgados pelo Inep em 29 de março

Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Enem 2020 tem novidades em acessibilidade

Entre as novas medidas está a redação em braile

Declaração de comparecimento ao 2º dia do Enem está disponível

Inscritos que precisam comprovar a participação no exame deverão levar o documento para o local de prova e apresentá-lo ao aplicador

Justiça mantém provas do Enem no próximo domingo (24)

Decisão contrária à Defensoria diz que não há prova de que protocolos sanitários foram descumpridos no 1º dia do exame

Intervalo de um mês entre o Enem e sua reaplicação preocupa candidatos e especialistas

Estudantes que foram 'barrados' por causa da superlotação das salas ou que tiveram sintomas de Covid-19 perto da prova devem pedir uma nova chance que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro

Candidatos com sintomas de COVID-19 podem pedir reaplicação do Enem

Solicitação pode ser feita na Página do Participante

Defensoria diz que Inep não garantiu segurança e pede suspensão do Enem

Segundo órgão, candidatos barrados por salas lotadas são prova de desrespeito a protocolos prometidos

Enem 2020: sob pressão, Inep mantém exame neste mês e preocupa famílias de candidatos

Provas acontecem a partir do próximo domingo em meio a um pico de casos de Covid-19

'Não vamos adiar o Enem', afirma ministro da Educação

Milton Ribeiro atribui apelo para adiamento do exame pela pandemia a 'minoria barulhenta' em entrevista à CNN Brasil

Enem 2020: a menos de 7 dias da prova, ação judicial e entidades questionam se medidas adotadas contra a COVID são suficientes

O Inep, que aplica o exame, disse à Justiça que "reorganizar um calendário a nível de Enem é fragilizar e colocar em risco políticas públicas". Especialistas ouvidos consideram que risco de contaminação nas condições da prova é pequeno ou moderado

Inep defende calendário do Enem e afirma tomar medidas redobradas de prevenção à COVID

Órgão responsável pela prova, marcada para os dias 17 e 25 de janeiro, se manifesta após pedido de adiamento feito pela Defensoria Pública e Ministério Público Federal

Datas do Enem devem ser mantidas

Inep diz que está preparado para prova em ambiente de pandemia

Enem: Publicada a nova cartilha de redação do exame

Documento esclarece dúvidas em relação à metodologia de correção e às competências avaliadas na redação do Enem, e tem versões inéditas para participantes surdos, com deficiência auditiva ou dislexia