Detalhe

ABMES lamenta o falecimento de Dauro Aragão, da UniFOA

07/02/2021 | Por: ABMES | 1587

A ABMES comunica com pesar o falecimento do empresário, Dauro Aragão, aos 89 anos. Ele era presidente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), instituição associada à ABMES. O corpo será sepultado neste domingo (07), às 11h, e cremado, às 14h, no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda (RJ). A causa da morte não foi informada. 

Dauro Aragão nasceu em Barra Mansa (RJ), em 1931, era empresário tabelião aposentado. Ele foi nomeado oficial de registro civil em Volta Redonda aos 21 anos em 1953, pelo então governador Amaral Peixoto. Oito anos depois, foi nomeado titular do Cartório do 1º Ofício da cidade, tendo exercido outras atividades relacionadas a Justiça Estadual. Foi presidente da subseção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro, e vice-presidente da entidade.

Aragão foi designado Secretário da Junta Apuradora do plebiscito para a emancipação de Volta Redonda à época distrito de Barra Mansa. Fundou o partido MDB no município e foi secretário partidário. Também foi proprietário dos extintos jornais “Jornal da Cidade” e “Ação”, em Volta Redonda, e ” O Sul Fluminense”, em Barra Mansa.

O empresário recebeu inúmeras homenagens e honrarias, entre elas, a Medalha da Emancipação de Volta Redonda, Cidadão Quissamarense e a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio de um projeto de resolução do ex-deputado estadual Nelson Gonçalves.

Na Fundação Oswaldo Aranha, foi instrutor, curador e presidente entre 1998 e 2010, entidade mantenedora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).