Detalhe

Rede privada de ensino defende escolas abertas: 'devem ser as últimas a fechar e as primeiras a abrir'

03/03/2021 | Por: O Globo | 1785
Foto: Reprodução/ O Globo

Diante da escalada de medidas de restrição em todo o país, com o avanço da COVID-19, o Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular divulgou nota para defender a manutenção das escolas, faculdades, centros universitários e universidades abertas, com o cumprimento das exigências e protocolos de biossegurança. E que o fechamento se dê após diálogos com comitês e autoridades, a depender da situação de cada local.

"O Fórum recomenda que eventuais decisões sobre fechamento temporário sejam tomadas em diálogo entre comitês científicos, autoridades sanitárias locais e gestores educacionais, tendo em vista a diversidade dos cenários regionais de transmissão do coronavírus, a essencialidade dos serviços educacionais e a necessidade de garantir o futuro das nossas crianças e jovens estudantes, que estão sendo imensamente sacrificados em seu direito à educação", afirma a entidade em nota.

Para o grupo, "as escolas devem ser as últimas a fechar e as primeiras a abrir". A rede de escolas particulares afirma se colocar "à disposição da sociedade para ajudar nesse esforço de combate à pandemia, sem, no entanto, causar mais prejuízos à aprendizagem das novas gerações".

Na rede pública, também há um movimento, embora menor, para evitar uma paralisação geral das atividades. O Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) se diz preocupado "com a defesa da suspensão das atividades presenciais das escolas, de forma generalizada". "O Consed defende que sejam encontradas soluções locais, em conjunto com as autoridades de saúde, de acordo com a situação da pandemia em cada estado", aponta a assessoria do órgão.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Entidades do ensino superior particular divulgam manifesto em favor da abertura das escolas

Gazeta do Povo: O Fórum lançou um manifesto em favor da abertura de escolas, centros universitários, faculdades e universidades - com todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do coronavírus