Detalhe

Inscrições abertas para Grupo de Trabalho criado pela ABMES e MetaRed X

19/04/2024 | Por: ABMES | 402

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), juntamente com a MetaRed X Brasil, criaram o Grupo de Trabalho “Formação docente em empreendedorismo nas IES”, que será dedicado a capacitar docentes para fomentar o tema dentro das instituições. 

 

As inscrições para participar do GT começaram no dia 8 de abril e vão até 6 de maio. Para realizar a inscrição, clique aqui. O primeiro encontro do GT será realizado no dia 9 de maio (quinta-feira), às 15h, e contará com a presença da comissão executiva da MetaRed X. Confira mais informações do comitê aqui. 

GT MetaRed X

 

Em parceria com a Universia e o Santander Universidades, a MetaRed X Brasil tem como objetivo transformar as instituições educacionais em espaços de promoção e criação de startups e inovação. A iniciativa visa fornecer ferramentas práticas e compartilhar as melhores práticas, além de promover a interação com os ecossistemas locais, regionais, nacionais e internacionais de empreendedorismo.

 

Com o foco na capacitação docente, o tema "Formação Docente em Empreendedorismo nas IES" tende a preparar os educadores do ensino superior com uma compreensão aprofundada sobre a importância das habilidades comportamentais no empreendedorismo. 

 

As reuniões do GT MetaRed X Empreendedorismo será dividido em sete eixos, são eles:

 

Eixo 1 - Habilidades Comportamentais para Empreendedores
Eixo 2 - Business Plan e Gestão de Projetos Empreendedores
Eixo 3 - Crédito, Funding e relação com Investidores
Eixo 4 - Criando uma empresa: Tipos societários, contrato social, estatuto social,registros, enquadramentos tributários e obrigações tributárias
Eixo 5 - Marketing (online e offline) e gestão de vendas
Eixo 6 - Gestão de pessoas e liderança
Eixo 7 - Inovação e Economia Criativa

 

Sobre a MetaRed X

 

É uma Rede Colaborativa de Unidades e Gabinetes de Empreendedorismo de Instituições de Ensino Superior Brasileiro, promovida pela Universia e Santander Universidades.

 

A rede concebe o empreendedorismo de forma ampla, inclusivo e transversal, inspirado no Quadro Europeu de Competências Empresariais (EntreComp) da Comissão Europeia, que define o empreendedorismo como a capacidade de agir face a oportunidades e ideias, transformando-as em valor, seja econômico, cultural ou social. 

 

Confira algumas ações do MetaRed X

 

"Innovación Colaborativa: Buenas Prácticas para Fortalecer Ecosistemas Emprendedores Iberoamericanos". 

 

Kick off Motivation: Why Mentoring Program. ¿Por qué diseñar programas de Mentoring en las IES de la Red Metared X?

 

Prémio EMprende MetaRed X 2024.

 

Formulário para avaliar as necessidades de formação ao empreendedorismo entre os países participantes na MetaRed X.