A ABMES completou, nesta semana, um ano de trabalho remoto em razão da pandemia da COVID-19. A decisão foi tomada a partir das orientações do Governo do Distrito Federal de restringir a circulação de pessoas afim de reduzir as possibilidades de contágio. A equipe se adaptou rapidamente à mudança no formato de trabalho e no atendimento às mantenedoras.
O resultado foi um aumento significativo na produtividade e uma grande produção de conteúdo e serviços em prol da educação superior particular. Durante esse período de homeoffice, foram investidos mais de R$ 22 mil em novos recursos tecnológicos e mais de 230 horas de plantão e treinamentos da equipe de tecnologia da informação para proporcionar uma comunicação efetiva e de qualidade entre os colaboradores.
Sem poder se reunir presencialmente, preservando a saúde dos colaboradores, diretores, parceiros e autoridades, foi adotado a versão virtual de reuniões. Somadas, elas atingiram 320 encontros, quase um por dia.
Fazendo uma retrospectiva, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, parabeniza o desempenho da equipe. “Nós temos muito orgulho desse time que são os colaboradores da ABMES que fazem com que a nossa entidade se torne cada vez mais forte e se firme como a principal associação representativa da educação superior. Parabéns a todos pelo trabalho, pelo comprometimento e pelos resultados alcançados”, comentou.
Consultoria
Um dos grandes pontos de atenção da ABMES desde o início do contexto pandêmico foi dar suporte intensivo às mantenedoras associadas. Por isso foram realizados mais de 1,7 mil atendimentos por videoconferência ou pelo WhatsApp e telefone. Mais de 150 normas e publicações oficiais relacionadas à pandemia foram acompanhadas e mais de 20 vídeos explicativos produzidos para auxiliar as instituições privadas de ensino superior.
Esses contatos diretos aproximaram ainda mais a Associação de seu propósito de fomentar ações que colaborem para a educação superior particular. Os eventos virtuais merecem destaque: 21 realizados em 12 meses. Todos com temas pertinentes ao momento e com a participação de especialistas e autoridades dos poderes Legislativo e Executivo com quem a ABMES mantém um diálogo permanente. Solón relembrou a razão de tantas ações. “Fizemos muitas lives, seminários, bate-papos de assuntos relevantes para poder subsidiar e dar as mãos para os nossos associados nesses momentos difíceis”, disse.
Projetos e campanhas
O ano de 2020 foi marcado pela inauguração do Learning and Inovation Center (LInC) da ABMES. O LInC é uma central de aprendizagem, inovação e criatividade que congrega conteúdos em vários formatos e com diversos parceiros com a intenção de oferecer informações de qualidade para auxiliar na capacitação e transformação digital das instituições de ensino superior.
Entre as ações do LInC estão os 20 episódios da primeira temporada do podcast e por falar em educação, com quase 5 mil reproduções nas diversas plataformas de streaming, 12 artigos da coluna Momento Tech Educacional, da gestora educacional e de inovação Carmen Tavares e a realização de três cursos com quase 300 pessoas capacitadas.
A ABMES realizou ainda nove pesquisas – cinco delas diretamente relacionadas à preparação das IES diante dos impactos da pandemia nos atuais e futuros alunos – e uma análise de cenário. A ABMES Editora fez cinco publicações, entre elas a edição 24 da Legislação Atualizada do Ensino Superior – ano 2020 e o Cenário da Educação Superior Brasileira no Contexto da Covid-19.
A 16º Campanha da Responsabilidade Social teve um valor ainda mais impactante nas comunidades atendidas pelas IES. Ao todo, 577 instituições atenderam ao convite da ABMES e promoveram mais de 776,5 mil atendimentos sociais.
Políticas públicas
Sem dúvida, o maior esforço e empenho da ABMES neste ano pandêmico foi a intensificação do diálogo com o Governo Federal em prol de políticas públicas para dar maior sustentabilidade ao setor de educação. A atuação direta e junto ao Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular colaboraram para ações de grande impacto.
Merecem destaque a participação ativa com proposições para a criação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) Emergencial, a preservação do Programa Universidade para Todos (ProUni) no texto da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial (PEC Emergencial), as negociações e debates com o Conselho Nacional de Educação (CNE) para criar segurança jurídica e possibilitar o planejamento acadêmico das IES com a validação das atividades mediadas por tecnologia em substituição às atividades presenciais e no deferimento de impostos.
“Estamos completando um ano de trabalho home office e a grata surpresa foi o resultado espetacular da ABMES em prol do setor particular de educação superior. Fizemos muitas reuniões virtuais no Congresso Nacional, no Ministério da Educação e com outras autoridades relevantes. Conseguimos conquistar várias ações importantes e decisões que refletiram diretamente no dia a dia das instituições de ensino”, pontou Sólon Caldas.
Confira os resultados da ABMES em números aqui.