Detalhe

Edtech cria inteligência artificial para educação e insere a tecnologia em seu pacote de apps e plataformas

25/03/2021 | Por: Edulabzz | 7514

A crise mundial causada pelo COVID-19 no início do ano acelerou a transformação digital na maioria das empresas. A necessidade de entender melhor o comportamento do consumidor online criou novas formas de fazer negócio e, por isso, a inteligência artificial passou a ser implementada até em edtech.

A Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada de diversas maneiras na educação, visando sempre melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Uma IA representa a capacidade de sistemas digitais simularem a inteligência humana, solucionando problemas e tomando decisões de modo autônomo, baseada nos dados coletados durante as interações com os usuários.

A Edulabzz, laboratório de inovação educacional que desenvolveu um pacote de apps e plataformas para a Educação 4.0, chamado Toolzz, cresceu cerca de 415% desde o início da pandemia devido ao aumento na procura por tecnologias educacionais por parte das escolas, universidades e empresas.

O Toolzz reúne em um só lugar, diversas soluções educacionais inovadoras para alunos, professores e gestores educacionais. Todos os apps e plataformas podem ser acessados por um único login. Para alunos a plataforma oferece um AVA adaptativo no estilo Netflix, onde os alunos podem acessar suas disciplinas e aulas gravadas e biblioteca online pela web, tablet ou celular.

Para professores o Toolzz oferece uma ferramenta de autoria, sistema de criação e correção de provas e gestão de turmas. Para os gestores, o Toolzz oferece um poderoso LMS para gestão de aprendizagem e acompanhar relatórios de desempenho dos alunos.

5 anos em 5 meses

“Antes da pandemia, o Toolzz já era uma referência internacional em tecnologia educacional 4.0, porém com a pandemia fomos forçados a implementar em 5 meses, todas as inovações que estavam previstas para os próximos 5 anos.”, destaca Lucas Moraes, CEO da Edulabzz.

Por isso, a edtech criou sua própria inteligência artificial e inseriu a tecnologia em todos seus apps e plataformas educacionais para promover experiências ainda mais impactantes aos seus usuários. A tecnologia está em fase final de homologação e estará disponível para todos os usuários nos próximos 90 dias.

Personalização do ensino

Um dos principais objetivos de utilizar a IA da Edulabzz no Toolzz é conseguir personalizar o ensino. Antes no AVA do aluno, o sistema já recomendava conteúdo de acordo com o perfil do aluno, porém ainda não era utilizado inteligência artificial, pois os conteúdos eram recomendados de acordo com um teste de perfil simples.

Agora com a IA, a plataforma passará recomendar conteúdo, cursos, aulas de forma adaptativa e personalizada, de acordo com as interações do aluno na plataforma (estilo Netflix, Facebook e Google). A plataforma irá conseguir definir padrões individuais para cada usuário através do seu interesse e dificuldade de aprendizagem, pois cada clique no sistema, cada resposta correta ou errada estará sendo analisada pelo algoritmo e gerando um perfil personalizado de cada aluno, algo impossível de fazer sem IA.

Por meio dos dados dessa estratégia e através do LMS do Toolzz, a instituição consegue entender quais são as disciplinas que geram mais interesse, quais são as dificuldades de cada aluno, e qual conteúdo está tendo a maior retenção. Com isso, os professores conseguem personalizar mais ainda o ensino de acordo com as necessidades de cada estudante.

Tutor inteligente

A segunda funcionalidade que será implementada é o sistema de tutor inteligente ou assistente pessoal do aluno. A Edulabzz carinhosamente apelidou o assistente virtual de ‘’Edu’’ e até uma mascote está sendo criado.

O objetivo dessa tecnologia é proporcionar um ensino adaptado a cada aluno, aproximando-se do comportamento de um professor humano na sala de aula. Desse modo, atividades a distância podem ser feitas com mais precisão, melhorando os resultados de aprendizagem.

Ele também é capaz de pegar as principais informações sobre o aluno e proporcionar atividades que estejam de acordo com o seu nível. Dependendo da ferramenta, o estudante consegue fazer perguntas ao tutor inteligente, que responderá de acordo com as informações disponíveis no sistema.

“A idéia é ser a ‘Siri’ ou ‘Alexa’ da educação. Incluir IA no Toolzz irá transformar ainda mais a experiência de aprendizagem dos alunos, além de automatizar processos acadêmicos e permitir que professores possam personalizar o ensino.”, finaliza Lucas Moraes.

Melhora na gestão escolar

A gestão escolar também é beneficiada com a implantação da IA na plataforma. Por meio dos relatórios do Toolzz LMS, será possível obter dados que indicam tendências relevantes, como a probabilidade de evasão escolar, o baixo desempenho de alguma turma e dificuldades comuns em vários cenários. Esses dados são analisados no Learn Analytics e facilitam a tomada de decisão dos gestores, que conseguem traçar estratégias de acordo com as informações recebidas. Desse modo, a IES é capaz de melhorar o processo de aprendizagem, aumentar o engajamento e solucionar problemas que prejudicam a qualidade de ensino.

Sobre Edulabzz

A Edulabzz é um laboratório de inovação educacional que desenvolveu um conjunto de apps e plataformas para a educação, chamada Toolzz. A plataforma funciona como um hub de soluções digitais e reúne em um só lugar, todas as ferramentas que uma escola ou universidade precisa para evoluir para a Educação 4.0. O pacote oferece apps inovadores para alunos, professores e gestores educacionais.

Mais informações: https://toolzz.com.br/