Detalhe

ProUni abre inscrições em maio para vagas remanescentes do primeiro semestre de 2021 e usará nota do Enem

19/04/2021 | Por: O Globo | 13984
Foto: Reprodução/ O Globo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira que abre as inscrições para as bolsas de estudos remanescentes do primeiro semestre de 2021 do ProUni em 3 de maio. A partir desse ano, a pasta decidiu usar as notas do Enem como critério.

Até então, as vagas remanescentes do ProUni eram preenchidas por ordem do horário da conclusão da inscrição.

O ProUni do primeiro semestre de 2021 foi realizado antes da última edição do Enem. Então, apenas os participantes do exame de 2019 puderam concorrer às vagas. Quem fez a prova de 2020 poderá tentar um lugar agora, entre as bolsas que sobraram, e no segundo semestre de 2021.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página do ProUni a partir do dia 3 e até as 23h59 do dia 04 de maio. O resultado será divulgado em 7 de maio, também na página do ProUni.

A classificação dos inscritos para a seleção de agora considerará a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a prova de redação.

O candidato será classificado, na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem, na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino para o qual se inscreveu, observado o limite de bolsas do ProUni disponíveis em cada período de inscrição.

Segundo o MEC, outra novidade desta edição é que poderão se inscrever os estudantes que fizeram qualquer o Enem em qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010. As bolsas remanescentes ofertadas são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021.

O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é para que os candidatos tenham obtido 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação. Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O ProUni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais,que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade,em instituições privadas de ensino. O MEC não divulgou quantas bolsas estão disponíveis neste processo de seleção.

Cronograma
Dias 3 e 4 de maio – Período de inscrição;
Dia 7 de maio - Resultado;
De10 a 13 de maio – Entrega da documentação que comprove as informações declaradas na inscrição.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP Nº 19, DE 30 DE ABRIL DE 2021

Torna público os procedimentos de justificativa de ausência na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição 2021.


EDITAL INEP Nº 94, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2020

Torna pública as regras especiais para aqueles que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 - disciplinado pelo Edital nº 54, de 28 de julho de 2020, na condição de Pessoas Privadas de Liberdade e de Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade.


EDITAL INEP Nº 64, DE 03 DE SETEMBRO DE 2020

Torna pública a abertura das inscrições para adesão, cadastramento e habilitação de colaboradores interessados em compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC), para executar as atividades de certificação dos procedimentos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2020.


EDITAL INEP Nº 55, DE 28 DE JULHO DE 2020

Torna pública a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital.

 


Notícias

Pandemia amplia e acelera a busca por cursos superiores a distância

Mais antiga universidade de Ribeirão Preto oferece cinco cursos de graduação na modalidade EAD