Detalhe

Indefinição sobre o Enem deste ano coloca planejamento das faculdades na corda bamba

31/05/2021 | Por: Hoje em Dia | 2887
Foto: Freepik

Além dos estudantes, muitas instituições foram prejudicadas com a mudança de datas do Enem 2020. A possibilidade de novo adiamento da prova deste ano prejudicará o planejamento elaborado. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, houve um número reduzido de ingressantes no primeiro semestre de 2021, que é tradicionalmente o mais cheio.

“Muitos alunos deixaram de ingressar com a expectativa de entrar no segundo, aproveitando o resultado do Enem, até porque queriam fazer os processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies”, afirmou o representante.

Uma pesquisa realizada pela entidade mostrou que a maioria dos entrevistados (38%) disseram que iniciariam a graduação apenas na metade do ano, enquanto 24% afirmaram que ainda estão incertos e vão aguardar para decidir. O estudo foi feito em janeiro.

“O semestre tem que ter um número mínimo de horas aulas. Então, se o Sisu atrasa, não tem como mais o aluno entrar no número mínimo que ele precisa. A questão da frequência, dependendo do momento que a nota sai, já passou o número máximo de aulas que ele poderia ter perdido”, acrescenta o Armando Sérgio de Aguiar Filho, coordenador Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia das Faculdades Kennedy e Promove, em BH.

Sem data
Até o momento, o edital com as datas do Enem ainda não foi publicado pelo governo federal. No início de maio, o Ministério da Educação (MEC) admitiu, em ofício enviado ao Ministério da Economia, que a verba destinada à aplicação do vestibular deste ano é insuficiente para custear a realização para todos os participantes.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação do Enem terá um custo de R$ 794 milhões. No entanto, o órgão afirmou que tem orçamento suficiente para realizar a prova e que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma do exame, o que inclui o atendimento aos requisitos sanitários.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP Nº 28, DE 01 DE JUNHO DE 2021

Torna pública a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 impresso.


EDITAL INEP Nº 29, DE 01 DE JUNHO DE 2021

Torna pública a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 digital.


EDITAL INEP Nº 19, DE 30 DE ABRIL DE 2021

Torna público os procedimentos de justificativa de ausência na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição 2021.


Coluna

Educação Superior Comentada |Avaliações e exames no contexto da situação de pandemia

O consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, fala sobre a questão das avaliações e exames durante a pandemia da Covid-19 sob o prisma do Parecer CNE/CP nº 9/2020. Segundo o especialista, o texto repete integralmente as conclusões do texto do parecer original (Parecer CNE/CP nº 5/2020), reiterando que o Enem é de competência e atribuição exclusiva do Inep.