Detalhe

Inscrições para o Concurso Sílvio Tendler de Vídeos sobre responsabilidade social terminam no dia 31

26/01/2012 | Por: ABMES | 2319

Promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), o Concurso Sílvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social mais uma vez traz as cores da solidariedade vivida e registrada dentro das universidades e faculdades particulares de todo Brasil. A 5ª edição do concurso contemplará quatro categorias entre os filmes realizados durante a Campanha da Responsabilidade Social no Ensino Superior 2011. As instituições que ainda não enviaram seus vídeos podem participar do concurso até a próxima semana: o prazo para inscrições segue até o dia 31 de janeiro pelo endereço dia.abmes.org.br/videos.

Em sua última edição, realizada em 2010, o Concurso de Vídeos contou com inscrições vindas de todo o país. Cinco instituições dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os grandes destaques no prêmio, com projetos que vivenciaram o apoio à comunidade, voluntariado, trote solidário e arteterapia.

Vencedores de 2012

A parceria realizada entre o Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de Abaeté (ISAB) e Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco (ISAF) – mantidos pela Fundação Educacional de Divinópolis, em Minas Gerais – garantiu o prêmio na categoria Institucional. O vídeo “FUNEDI/UEMG Abaeté: educação superior e responsabilidade social” retratou as ações realizadas na instituição durante o Dia da Responsabilidade Social realizado no dia 25 de setembro de 2010. A peça institucional foi idealizada por Daniela Martins Barbosa Couto, Elvis Gomes, Wanderson Brandão e Isabella Santos.

Na categoria Reportagem, a vencedora foi a Universidade Fumec, também em Minas Gerais, da Fundação Mineira de Educação e Cultura. O vídeo-reportagem “Sábado Solidário”, criado por Alexandre Salum Castro e Cíntia Dabés, documentou as principais atividades desenvolvidas por alunos e professores da Universidade FUMEC na campanha, por meio de depoimentos voluntários e da comunidade.

Na terceira categoria do Concurso de Vídeos, Documentário, o destaque foi para a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. O vídeo “Revolução dos Bichos” foi concebido pela ESPM Social e Diretório Acadêmico (entidades discentes da ESPM), com o objetivo de intensificar o envolvimento e conscientização de novos alunos. Produzido pelo Núcleo Audiovisual da ESPM, o vídeo nasceu como um trote solidário e mostra as ações promovidas pelos voluntários (calouros e veteranos) com as crianças do Instituto Incentivarte.

Em 2010, duas menções honrosas foram entregues para vídeos de destaque, eleitos pela Comissão Julgadora: o Centro Universitário Hermínio Ometo (Uniararas), da cidade de Araras (SP), e a Antonio Meneghetti Faculdade, de São João do Polêsine (RS).

O vencedor de São Paulo, a Uniararas, foi menção honrosa na categoria Documentário, com o material “Rodapés”, que retrata o trabalho artístico-terapêutico voluntário oferecido pela instituição. No Rodapés, os participantes têm a oportunidade de expressar ideias, sentimentos e emoções por meio da música, da dança e do teatro.

Com o vídeo Institucional “Responsabilidade Social, na Antonio Meneghetti Faculdade, tem ritmo de música”, a Antonio Meneghetti contou o dia a dia de uma das principais ações de responsabilidade social da instituição, o Projeto Flauta. Com cerca de 150 jovens participantes, o projeto oferece aulas de música gratuitamente em escolas da rede pública de São João do Polêsine. Hoje são 24 projetos mantidos pela AMF e coordenados por membros da comunidade acadêmica.

Participe

Assim como na última edição, as instituições poderão concorrer ao prêmio inscrevendo seus vídeos nas seguintes categorias: documentário, cobertura jornalística e vídeo institucional, além de videoclipe. O concurso poderá premiar em R$ 2 mil até quatro participantes, que serão indicados pela Comissão Julgadora, formada por especialistas na área de produção audiovisual. Além disso, a critério da comissão, poderão ser entregues menções honrosas no valor de R$ 1 mil a criadores de vídeos de destaque.

Para participar do Concurso Sílvio Tendler, basta seguir o processo de inscrição descrito no Regulamento do concurso. Os vídeos devem ser incorporados à sua página pessoal no YouTube e enviados à ABMES até a data final para inscrições (31 de janeiro de 2012). As inscrições devem ser feitas no site do concurso (dia.abmes.org.br/videos) no mesmo prazo. Fique atento para as especificações de formato para os vídeos enviados, que devem obedecer aos limites de tempo estabelecidos, estando sujeitos à desclassificação em caso de descumprimento.

 

Saiba mais

Confira aqui os vídeos vencedores do 4º Concurso de Vídeos – Edição 2010.

Assista aos vídeos participantes do 5º Concurso de Vídeos – Edição 2011.

Leia mais sobre o balanço de ações da Campanha da Responsabilidade Social no Ensino Superior 2011.