Detalhe

Mais de 90% das instituições ainda não emitem o diploma digital

29/09/2021 | Por: Rádio Nacional | 2528
Foto: AIX Sistemas

A três meses do fim do prazo para as instituições de ensino superior implementarem o diploma digital, mais de 90% dos estabelecimentos ainda não começaram a emitir nesse formato. É o que aponta a pesquisa realizada pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação para saber como está o processo de adoção do sistema de diploma digital pelo país. Somente 78 instituições emitem o diploma digital, o que totalizam mais de 15 mil até o momento.

22% não iniciaram o processo de implantação, mesmo com o prazo chegando ao fim, em 31 de dezembro deste ano. O restante das instituições está em fase de planejamento, implantação ou finalização. Essa última etapa é onde estão quase 60% das universidades federais do país, também responsáveis pelo registro de diplomas de outras instituições que apenas emitem.

O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, explica que a pandemia, por si só, não justifica a baixa adesão para implementar a novidade nas instituições particulares. Essas, segundo ele, precisam apenas emitir o diploma digital, na maior parte, enquanto outras universidades particulares e as federais são responsáveis por emitir e também registrar esses documentos.

A pesquisa mostra que a implantação do diploma digital pode contribuir, de acordo com as instituições analisadas, para a diminuição do risco de fraude, agilidade na entrega, redução de custos e simplificação do processo.

A portaria que determina a implantação do diploma digital para todos os formados no Brasil, em instituições reconhecidas pelo MEC, foi publicada em 2018. Ainda restam dúvidas técnicas no processo de implantação e isso pode explicar o porquê de muitas instituições ainda estarem longe de emitir o documento no novo formato até o fim do prazo. Entre as dúvidas estão o fluxo de informações para o registro do diploma emitido, assinatura digital, segunda via, carimbo, cancelamento em caso de erro, diploma para estrangeiros ou revalidação, entre outros pontos.

No ano passado, o MEC lançou uma plataforma online para a validação nacional dos diplomas de cursos superiores. As primeiras universidades federais que passaram a emitir o comprovante de graduação em meio digital foram a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa teve a participação de 2051 instituições, que representam 68% das mais de TRÊS MIL registradas pelo MEC.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Como as IES estão implementando o diploma digital?

Assista apresentação de pesquisa inédita, realizada pela Secretaria de Educação Superior (SESu), a respeito do andamento do processo de implementação do Diploma Digital por IES de todo o país.

Participação

Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
Wagner Vilas Boas de Souza – Secretário de Educação Superior (SESu/MEC)
Edimilson Costa  Silva – Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior (SESu/MEC)
Cibele Magalhães P. de Castro – Coordenadora Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais (SESu/MEC)
Jean Everson Martina - Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Paulo Gentil – Fundador na eduCAT Tecnologia

Notícias

MEC: mais de 15 mil diplomas digitais foram emitidos no país

Pesquisa realizada pela ABMES aponta que mais de 3 mil instituições de ensino já aderiram ao processo digital; prazo de implantação é até dezembro

Maioria das instituições acredita que diploma digital contribui para a desburocratização e diminui riscos de fraudes

Faltando três meses para o fim do prazo, SESu apresenta pesquisa inédita durante evento da ABMES. 46% das IES estão com processo em andamento ou finalizados