Detalhe

IES particulares e MDIC discutem proposta para incrementar mão-de-obra especializada no Brasil

25/01/2012 | Por: ANUP | 2097

Em reunião de trabalho nesta quarta-feira, 26, em Brasília, representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e dirigentes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, discutiram ações para incrementar a quantidade de profissionais com mão-de-obra qualificada no país.

O Ministério prepara um levantamento com as necessidades de profissionais qualificados em diversas áreas. O mapeamento de carências deve apontar em que setores da economia existe escassez de profissionais atualmente e para os próximos anos.

Com o resultado da pesquisa, o setor particular do Ensino Superior poderá traçar estratégias de ampliação e criação de cursos direcionados para suprir as necessidades do país.

A partir de agora, o Fórum passa a integrar o grupo de trabalho que faz a pesquisa em nível nacional.

Do lado do MDIC, participaram da reunião, o secretário de Comércio e Serviços, Humberto Luiz Ribeiro, o Diretor de Políticas de Comércio e Serviços, Maurício de Val, e a representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Carla Naves Ferreira.

Pelo Fórum participaram do encontro, o presidente da ANUP, Profº Abib Salim Cury; o presidente da ABMES, Profº Gabriel Mario Rodrigues; o presidente do SEMESP, Profº Hermes Ferreira Figueiredo; o presidente da ANACEU, Profº Paulo Antonio Gomes Cardim; e o presidente da ABRAFI, Profº José Janguiê Bezerra Diniz.