Detalhe

ABMES e Santander Universidades lançam movimento pela valorização do ensino superior

17/11/2021 | Por: Gazeta de S.Paulo | 1213
Gazeta de S.Paulo

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Futuria, iniciativa de Santander Universidades, braço educacional do Banco Santander, se uniram em prol da valorização da educação superior de milhares de estudantes neste momento de retomada das atividades presenciais e à distância pós pandemia. O movimento #EuSouOFuturo tem como propósito incentivar o ingresso ao ensino superior e a manutenção da formação dos alunos de graduação e pós-graduação em todo o País. O evento que marca a apresentação à imprensa foi nesta quarta-feira (17), em São Paulo.

Diversas prestigiadas mantenedoras de ensino superior, como Ser Educacional, YDUQS, UniCesumar, Ânima Educação, UniCarioca, Trivento Educação, Unip, Cruzeiro do Sul Educacional, entre outras associadas da ABMES, se uniram e colocaram à disposição da campanha suas mais de 5,2 mil unidades educacionais de nível superior. São milhares de vagas em cursos de graduação e de pós-graduação, nas modalidades presencial, híbrida e à distância das mais diversas áreas do conhecimento sendo ofertadas com condições especiais e personalizadas.  

O portal da campanha #EuSouOFuturo foi desenvolvido pela Futuria, iniciativa de educação do grupo Santander criada especialmente para apoiar o movimento. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira (16) com mais uma edição da live “Preparadão Universia”, maior festival on-line de educação do Brasil promovido pelo Banco, reunindo pré-vestibulandos de todo o País para atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os principais processos seletivos de instituições de educação superior. Sob a liderança da influenciadora Camila Loures, foram revisados os principais conteúdos de estudos, além de uma aula exclusiva sobre educação financeira com o economista e ex-BBB, Gil do Vigor.

SEGURANÇA PARA O RETORNO
De acordo com um levantamento realizado pela ABMES, 44% dos jovens têm dúvida sobre retornar aos estudos após a pandemia. Um dos principais motivos é a falta de recursos financeiros, conforme 66% dos participantes que afirmaram não ter condições de arcar com o investimento em uma graduação. A insegurança ao retorno às salas de aula e incerteza em conseguir uma colocação no mercado de trabalho aparecem entre as principais aflições destes jovens. Por essas e outras razões, o Santander se uniu às instituições de ensino superior (IES) associadas à ABMES para reverter o atual cenário.

Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades Brasil, avalia que a proposta se concentra em promover o sentimento de que os jovens podem – e devem – ser protagonistas de suas vidas.

“Por trás de cada potencial estudante que está fora da sala de aula, há uma história que pode ser impactada positivamente pelo início ou retomada dos estudos. Para isso é preciso resiliência, persistência e, claro, incentivo. É o que vamos promover com a Futuria e o movimento #EuSouOFuturo”, afirmou Vergara.

Nicolás também afirma que o movimento surge para resgatar o desejo e a importância do retorno aos estudos. “É crucial para o desenvolvimento do Brasil que aumentemos a qualificação da população e não há tempo a perder. Precisamos ter a maior quantidade de pessoas retomando os estudos se quisermos seguir nessa direção”, conclui.

Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, ressalta a importância do retorno aos estudos neste momento crucial para sociedade. “Houve uma ampla mobilização de instituições de educação superior associadas à ABMES, que entenderam o momento crucial de retomada do crescimento da educação superior. O Brasil precisa de profissionais qualificados para a retomada do desenvolvimento econômico que se espera no futuro”.

A plataforma de cadastro do movimento #EuSouOFuturo é simples e intuitiva. Ao acessar, o usuário vai encontrar as IES participantes segmentadas por cidade, estado, tipo de curso e modalidade. Cada IES está comprometida na elaboração de condições especiais aos estudantes.

Após o preenchimento do cadastro, o usuário recebe uma mensagem por e-mail com o voucher do benefício da instituição selecionada. Com o ticket em mãos, basta procurar a IES, conhecer os detalhes e se matricular. A plataforma pode ser acessada em www.futuria.com.vc/eu-sou-o-movimento.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

#EuSouOFuturo | Live de lançamento

Confira como foi o lançamento do movimento #EuSouOfuturo, realizado no dia 16 de novembro de 2021, com a apresentação da influenciadora digital Camila Loures e participação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier e Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades Brasil

Notícias

Movimento de universidades privadas lança portal que reúne vagas de diferentes instituições

Campanha construiu ainda um portal com 5,2 mil unidades educacionais de nível superior (entre polos e campi) oferecendo vagas presenciais, híbridas e à distância com ofertas especiais

ABMES e Santander Universidades lançam movimento para oferta de vagas em cursos em graduação

Iniciativa foi firmada no contexto de retomada das atividades presenciais e à distância pós-pandemia