Detalhe

Especialistas de marketing digital orientam IES em seminário da ABMES

08/03/2022 | Por: ABMES | 963

A pandemia da Covid-19 acelerou o consumo de ferramentas digitais e impulsionou o marketing nas plataformas on-line. Com uma estratégia de vendas conectada com essa nova realidade, as instituições de ensino superior otimizam seus recursos direcionado à divulgação e podem ampliar a captação de novos alunos.

Para explicar como essas tecnologias devem ser utilizadas a favor dos gestores das instituições de educação superior (IES), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) convidou especialistas da Conteúdo Edu e a professora Débora Guerra, vice-presidente da ABMES e CEO da Trivento Educação, para o seminário virtual “Ferramentas e Estratégias de Marketing Digital para sua IES”, transmitido pelo canal do YouTube da Associação nesta terça-feira (08).

“Quando analisamos os dados do Censo da Educação Superior apontando que o número de ingressantes nos cursos a distância está superando o número nos cursos presenciais, entendemos o tamanho do desafio que temos para levar a qualidade das salas de aula também para o on-line. E precisamos das ferramentas digitais desde o primeiro contato com os futuros alunos para estarmos alinhados ao que era o futuro e se tornou o presente”, comentou o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, coordenador do encontro virtual.

A vice-presidente da ABMES, Débora Guerra, compartilhou o case de seu grupo institucional e chamou à atenção para os pequenos grupos e instituições. “Para as pequenas e médias instituições, aquelas que têm um grande impacto na comunidade local, a marca fica muito próxima dos clientes e é importante acreditar na força dessa proximidade. Apresentar os próprios atributos e seus valores nas campanhas de marketing on-line e off-line é o que vai fazer com que o futuro aluno escolha a instituição”, explicou Débora Guerra, CEO da Trivento Educação. Débora também apresentou um diferencial deste perfil de IES. “Sabemos da competitividade, da guerra de preços, mas eu acredito muito que um grande diferencial é o relacionamento que as IES mais próximas da pessoa, que tem o interesse e a vontade de estudar, têm como vantagem. Temos que nos reinventar e usar as ferramentas do digital em prol da nossa estrutura”.

Os especialistas da Conteúdo Edu apresentaram em detalhes e deram dicas sobre algumas estratégias testadas e validadas para atração e conversão de novos alunos, explicando como o marketing digital pode ser um excelente alinhado para um bom posicionamento no mercado.

“Não existe fórmula mágica ou uma estratégia só para todas as instituições. Cada instituição vai de adaptar a um caminho específico, mas há algumas estratégias que são chave para gerar resultados: inbound e tráfego pago”, explicou Guilherme Pinheiro, diretor de Performance da Conteúdo Edu. “O marketing digital funciona como guarda-chuva e dentro dele há métodos que podem ser usados para testar e validar para criar melhores caminhos”. 

A Conteúdo Edu é parceira da ABMES e uma agência exclusiva de conteúdo educacional. “Temos como objetivo que a Educação se desenvolva, dentro de um projeto de um país que a gente comunga junto com a ABMES, conectando sonhos ao unir alunos com as instituições de ensino através de soluções criativas de marketing e vendas em prol da Educação”, explicou Lucas Alfaix, diretor de criação da agência.

A íntegra do seminário e os materiais apresentados pelos participantes podem ser acessados AQUI.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário ABMES | Ferramentas e estratégia de marketing digital para a sua IES

O marketing digital é um fator determinante para captação de alunos pelas IES. Este foi o tema do primeiro seminário híbrido da ABMES em 2022.

A pandemia acelerou o consumo de ferramentas digitais e impulsionou o marketing nas plataformas on-line. Ainda assim, é essencial uma estratégia de vendas conectada com as divulgações dos cursos para um bom alcance.

Para auxiliar, o evento com um case de sucesso de uma instituição pequena que já trabalha conceitos de marketing digital apontando resultados. 

Coordenação

Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES
Participantes

Débora Guerra – Vice-presidente da ABMES e CEO da Trivento Educação
Guilherme Pinheiro - Diretor de Performance da Conteúdo Edu
Lucas Alfaix - Diretor de Criação da Conteúdo Ed