Detalhe

Em SC, ministro da Educação fala em combate à evasão escolar e tecnologia nas universidades

05/05/2022 | Por: NSC Total | 420

Criatividade e inovação. Esses são os principais pilares do XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que acontece nesta semana em Florianópolis. Um evento que reúne as principais empresas do setor e tem como objetivo discutir o futuro da modalidade no país.

A abertura ocorreu nesta quinta-feira (5), no Costão do Santinho, e contou com a presença de autoridades, empresários e imprensa. A fala inicial ficou por conta do ministro da Educação, Victor Godoy, que salientou sobre os desafios que a educação enfrenta devido à pandemia da Covid-19.

— A pandemia afetou todos os setores, mas principalmente a educação. É um ano que temos que pensar na recuperação das aprendizagens, combater a evasão escolar e discutir a tecnologia e inovação — pontuou.

Esses, inclusive, são os pilares do Plano Nacional de Recuperação que será lançado pelo governo federal ainda neste mês. 

— São projetos audaciosos e importantes para que possamos preparar os estudantes de hoje para entrar no ensino superior, com o melhor preparo e formação — completa.

Faculdades agora podem oferecer cursos técnicos
O ministro também pontuou na abertura sobre a portaria, lançada essa essa semana pelo Ministério da Educação, que vai possibilitar a oferta de cursos técnicos por instituições privadas de ensino superior.

— Isso vai trazer mais desenvolvimento para a educação do país, tanto pela capacidade quanto pela capilaridade — explica.

A medida, inclusive, é defendida pela Associação Brasileira de Mantedoras de Ensino Superior (ABMES), como explica o diretor presidente, Celso Niskier.

— Nós achamos isso [a portaria] positivo, porque vai dar liberdade de criar um curso técnico conforme a necessidade. O fato de liberar já vai dar um impulso grande, paralelo a questão da educação — comemora.

Evento segue até sábado
O XIV CBESP ocorre até o próximo sábado (7). Além das palestras, também há expositores e workshops voltados à área da educacao superior. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

— Nos podemos esperar uma educação muito mais humana. Uma educação que vai continuar usando muita tecnologia, mas que vai dar ao jovem mais velocidade e flexibilidade — diz Neskier, que também é secretário executivo do evento. 

 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Ministro da Educação participa de abertura do XIV CBESP

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, participou nesta quinta-feira (05) da solenidade de abertura do XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)

Ministro da Educação anuncia política de recuperação da aprendizagem

Sem detalhar o plano, Victor Godoy disse se tratar de um 'projeto bastante audacioso para preparar estudantes para ingressar no ensino superior'; MEC vem sendo criticado pela falta de apoio para garantir aprendizagem durante a pandemia

Ministro da Educação diz que lançará política nacional de recuperação de aprendizagens

Cinco meses após a volta às aulas em 2022, Victor Godoy Veiga afirma anuncio será feito nesta semana

Evento debate inovação e criatividade do ensino superior no pós-pandemia

Além dos painéis temáticos, distribuídos ao longo da programação, serão realizados cinco workshops para a prática das iniciativas

Abertura do CBESP terá sessão solene com ministro da Educação e bate-papo sobre criatividade e inovação com o publicitário Nizan Guanaes

Após as palestras, a noite será animada pelo cantor de rock Paulo Ricardo com o show “Voz, Violão e Rock’n’Roll” em que ele canta todos os seus grandes sucessos

14ª edição do CBESP debaterá o impacto da inovação e da criatividade no setor educacional

Nos dias 5, 6 e 7 de maio, educadores de todo o país estarão reunidos presencialmente em Florianópolis/SC

XIV CBESP: inscrições abertas!

14ª edição do principal evento da educação superior brasileira será realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis/SC