Detalhe

Celso Niskier representa ABMES em evento da UNESCO, em Barcelona

19/05/2022 | Por: ABMES | 2800

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, representou a Associação na delegação brasileira durante a Conferência Mundial de Educação Superior da UNESCO (World Higher Education Conference - WHECH 2022), em Barcelona, na Espanha.

Mais de 3 mil pessoas, de 193 países, participaram da WHEC2022, debatendo o futuro da Educação Superior no mundo.

Dentro da programação, Celso Niskier destacou a mesa-redonda que lançou oficialmente o relatório da UNESCO sobre a transformação da educação superior, o “Knowledge-driven actions: Transforming higher education for global sustainability”. Bem como o debate sobre a universidade para a vida toda, onde foi lançado o documento “Future of Higher Education”.

A ida do grupo brasileiro foi organizada pelo Ministério da Educação e chefiada pelo Secretário de Educação Superior no Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza. Além de Celso e Wagner, a delegação oficial foi composta por Michelle Muniz, chefe de Divisão da Assessoria Internacional do MEC e pelo reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

Representatividade brasileira
Além da ABMES, o Semesp, que também integra o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior, foi representado no evento por sua presidente Lúcia Teixeira, que contribuiu com considerações aos debates sobre educação brasileira no contexto da América Latina.

Na ocasião, Celso Niskier também se encontrou com outros brasileiros convidados: Mariana Braga, oficial de Programa Setor de Educação (UNESCO-Brasil); Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc); Sandra Goulart, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Ricardo Fonseca, reitor UFPR e vice-presidente da Andifes, e Lia Quintana, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).