Detalhe

ABMES comemora 40 anos com cerimônia que discute o futuro da educação superior

11/08/2022 | Por: ABMES | 2396

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou na manhã desta terça-feira (09/8) seminário híbrido com o tema “O futuro da educação superior em debate: os próximos 40 anos”. O evento contou com talk show para discutir importantes questões educacionais, celebrando também a atuação no desenvolvimento do país, impactando vidas e construindo histórias, desde 1982.

O diretor presidente da ABMES e mediador do talk show, Celso Niskier, discursou sobre a importância da atuação da instituição, afirmando que “educação não tem preço, mas tem valor”. Foram pontuados importantes propósitos da Associação, como a disseminação de informação, a promoção de integração, a inovação e a internacionalização do setor. E como frutos dessas premissas, nos últimos anos foram criados cursos, palestras, estudos, pesquisas, seminários e podcasts para contribuir com o desenvolvimento social do país.

“A riqueza da ABMES está na diversidade. Somos agentes inovadores e transformadores da sociedade, por meio do ensino superior. Nesses 40 anos de história nos tornamos ainda mais unidos dentro da diversidade institucional. Somos de todos e para todos”, destaca o diretor presidente.

O evento contou com importantes nomes da educação, como o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Joaquim José Soares Neto, que pontuou as tendências da regulação do ensino superior brasileiro, considerando que os principais desafios para os próximos 40 anos são a internacionalização e a interiorização das instituições de ensino.

O Deputado Federal Átila Lira analisou o cenário político brasileiro e considerou a dificuldade de alcançar progressos no mundo moderno sem superar as desigualdades básicas existentes no país. De todo modo, para o parlamentar, com o surgimento de novas necessidades educacionais, surge também a necessidade de atualização e qualificação dos profissionais. A reitora da Unigran Educacional, Rosa Maria, trouxe a realidade das instituições e a importância de educadores se capacitarem para acompanhar mudanças e terem participação efetiva na formação de cidadãos.

Valores educacionais
Transformações estabelecem novos conceitos. Por isso, para o vice-presidente da ABMES, Daniel Castanho, a proposta de valor da escola mudou: antes era a entrega de conhecimento e de conteúdo, mas, atualmente, fala-se em mentoria, modelo que estimula estudantes a desenvolverem autoconhecimento, autoestima e autonomia para serem cidadãos transformadores.

“O conhecimento está em todo lugar, por isso considero que o futuro da educação é um modelo híbrido, sem a existência do formato EAD”, afirma o Daniel.

Para homenagear e agradecer por grandes feitos nos últimos 40 anos, a programação contou ainda com a solenidade de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior, ocasião na qual o grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES de Educação Superior, Celso Niskier, condecorou Joaquim Neto, Átila Lira e Rosa Maria D’Amato De Déa.

Educação e políticas sociais
Investir em políticas públicas é um caminho proveitoso no processo educacional. Na cerimônia, a ABMES assinou termo de cooperação com o Instituto ELA-Educadoras do Brasil. A parceria permite colaborar com a missão da instituição que é multiplicar conhecimento, fortalecer e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social, emocional e profissional.

Participaram do ato, a presidente do ELA-Educadoras do Brasil, Sônia Colombro, a vice-presidente da ABMES, Debora Guerra, e o consultor jurídico da ABMES, José Roberto Covack.

ABMES Plus
Para seguir contribuindo de forma ativa com as instituições de educação superior (IES), a ABMES lançou a ABMES Plus, primeira plataforma de streaming que reúne materiais de múltiplos formatos para auxiliar as IES no processo de capacitação, inovação e transformação digital.

Os associados podem acessar a plataforma de qualquer dispositivo, mobile ou desktop, conectado à internet e com suporte a conteúdo multimídia. Já existem mais de 800 conteúdos, divididos entre vídeos e áudios, que tratam sobre regulação da educação superior; gestão de IES; ProUni; Fies; Diretrizes Curriculares; Reforma Tributária; Marketing Educacional e Diploma Digital.

O hub conta ainda com análise de portarias do Ministério da Educação, workshops de tecnologias, debates com especialistas, dicas práticas para captação e retenção de alunos, explicações sobre legislação educacional e outros assuntos em destaque no ensino superior.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES 40 anos | Parlamentares

A trajetória da ABMES é reconhecida pela sociedade civil e por integrantes dos poderes públicos. Conheça o que nossos parceiros do parlamento tem pra dizer a respeito da nossa associação.

ABMES 40 anos | Janguiê Diniz

Assista à mensagem do ex-presidente da ABMES Janguiê Diniz para a ocasião do 40º aniversário da instituição.

ABMES 40 anos | Édson Franco

Mensagem do fundador e ex-presidente da ABMES, Édson Franco, acerca dos 40 anos da instituição.

ABMES Plus

Conheça a primeira plataforma de streaming totalmente voltada para as instituições de ensino superior. Conteúdo diverso e qualificado em um só lugar!

ABMES 40 Anos

Firmada em raíz profunda, com copa frondosa e abrangente, nossa associação chega aos 40 anos. Venha conosco participar desta colheita.

Notícias

Evento que discute o futuro do ensino superior no Brasil acontece em Brasília

Jornal faz entrada ao vivo para falar do evento especial de aniversário de 40 anos da ABMES

Série de reportagem Mulheres na Ciência, do O POVO+, vence prêmio nacional de Jornalismo

O especial aborda os obstáculos na educação superior brasileira para a entrada e permanência de mulheres cientistas

Correio Braziliense vence o 5º Prêmio ABMES de Jornalismo

Matéria Profissões do Futuro: quais são e como impactam o mercado de trabalho, assinada por Laura Jovchelovitch Noleto, foi vencedora na modalidade impresso

ABMES lança plataforma de streaming para instituições de educação superior

A ABMES Plus reúne materiais em múltiplos formatos com objetivo de auxiliar as IES no processo de capacitação, inovação e transformação digital

ABMES anuncia finalistas do 5ª do Prêmio ABMES de Jornalismo

Vencedores selecionados por membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) serão conhecidos na cerimônia de aniversário de 40 anos da Associação, em 9 de agosto