Detalhe

Estudo prevê que o Brasil atinja a meta no número de médicos em 2030

25/01/2023 | Por: Educa + Brasil | 1132

A quantidade de médicos no Brasil ainda é inferior à recomendada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 3,5 médicos para cada mil habitantes. No Brasil, um estudo encomendado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), indica que são 2,8 médicos por mil habitantes no país. Em países considerados mais desenvolvidos economicamente, a média é de 4,5 médicos por mil habitantes.

O estudo ainda deu destaque às desigualdades regionais dentro do país. De acordo com o levantamento solicitado pela ABMES, a distribuição dos profissionais é bastante desigual no Brasil. Segundo o estudo, há um excesso de profissionais na região Sudeste e faltam médicos no Norte e no Nordeste.

Meta de médicos no Brasil

Segundo as informações do levantamento, a previsão para que o Brasil atinja a marca de 3,5 médicos para cada mil habitantes deve ser atingida apenas em 2030. Os dados mostram que, anualmente, mais de um milhão de pessoas se candidatam, mas apenas 5% conseguem, de fato, começar a estudar medicina. Entre os principais motivos para o não ingresso são:

• O número de vagas
• A exigência das provas
• O nível dos concorrentes
• A falta de financiamento

O envelhecimento do efetivo também influencia no número. A pesquisa mostra que pelo menos mais de um terço dos médicos brasileiros que atuam no sistema de saúde atualmente têm 50 anos ou mais. Além disso, um em cada 5 médicos é idoso, ou seja, tem mais de 65 anos de idade.

Quanto custa uma faculdade de Medicina

Saber quanto custa a faculdade de Medicina é o primeiro passo para começar a se preparar para o vestibular. Os valores são bem extensos nas faculdades particulares, tanto que este é o curso de graduação mais caro do Brasil.

Na maioria das instituições, a mensalidade fica entre R$5.000,00 e R$12.000,00. Quem quer se aventurar em outro país, pode estudar Medicina no Paraguai, onde os valores tendem a ser mais acessíveis. Para estudar Medicina de graça no Brasil, é preciso ter uma boa pontuação no Enem e garantir uma vaga numa universidade pública.

Bolsas de estudo para a área da saúde

Se você sonha em fazer uma graduação na área da saúde, o Educa Mais Brasil pode te ajudar. O maior programa de inclusão educacional oferece oportunidades de estar com bolsa de estudos de até 70% nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Conheça as bolsas na área da saúde e estude pagando um valor que cabe no seu bolso.