Detalhe

Celso Niskier é confirmado como palestrante do V Encontro Internacional de Reitores Universia, em Valência

04/05/2023 | Por: ABMES | 2028

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, participará do “V Encontro Internacional de Reitores Universia”, em Valência, na Espanha. Ele participará do debate sobre a importância da pesquisa a fim de contribuir, nos níveis local e global, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Niskier responderá à questão “Quais são as principais oportunidades para as universidades alinharem a sua pesquisa com os desafios sociais, econômicos e ambientais do seu meio envolvente e como o podem fazer?”.

No mesmo painel, estarão o Diretor executivo da Oxentia Ltd e diretor da Oxentia Foundation, Steve Cleverley; o Reitor do Instituto Tecnológico de Buenos Aires, Andrés Agres; e a Presidente da Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Eloisa del Pino.

SOBRE O PAINEL
No contexto de uma sociedade que enfrenta grandes desafios globais de caráter social, econômico e socioambiental, a universidade tem um grande potencial para ser a origem de empresas baseadas em ciência, tecnologia e inovação, que atendam a esses grandes desafios. A universidade apoia cada vez mais os seus estudantes na criação de empresas (startups e spin offs) inovadoras, sofisticadas, transformadoras, sustentáveis, com alto valor agregado e alto potencial de crescimento

SOBRE O EVENTO
O V Encontro Internacional de Reitores Universia é parte do apoio que o Banco Santander, firmemente comprometido com o progresso rumo a uma sociedade mais sustentável, inclusiva e equitativa, oferece ao ensino superior há mais de 25 anos.

No contexto atual, em que enfrentamos grandes desafios como a transformação digital, emergência climática ou desigualdade social, a universidade tem um enorme potencial como catalisador. Por isso, o V Encontro Internacional de Reitores terá como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.

O Encontro, que será realizado em Valência, nos dias 8 9 e 10 de maio de 2023, com o tema "Universidade e Sociedade", reunirá 700 líderes universitários e terá debates em torno de três eixos principais:

  • Acompanhando a formação ao longo da vida – Concentra-se em novos modelos de aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades transversais e o papel da universidade na formação ao longo da vida.
  • Impulsionando o empreendedorismo e a inovação - Aborda o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia em resposta aos desafios sociais.
  • Fomentando as redes e a interconexão - Considera a mobilidade acadêmica, a ciência aberta e a cooperação universidade empresa como veículos de promoção do desenvolvimento social e econômico.

Data: 8 a 10 de maio de 2023
Local: Valência, Espanha
Site oficial do evento – clique aqui