Detalhe

ABMES celebra 41 anos em seminário sobre educação superior na era digital

09/08/2023 | Por: ABMES | 1017

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) celebrou, nesta terça-feira (8/8), o aniversário de 41 anos de sua fundação. Para comemorar a data, foi realizada a cerimônia de entrega do Mérito ABMES da Educação Superior e o seminário híbrido “Educação superior na era digital: transformações na regulação e inovação”.

“Sinto-me honrado em poder estar à frente desta organização neste momento tão importante da nossa história. Temos procurado fazer uma ABMES de todos e para todos, cada vez mais inclusiva, inovadora e mais diversa”, disse o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier.

“Não existe êxito solitário, ele é solidário. E aqui nós estamos todos solidários na construção de um setor de educação superior privada que o Brasil se orgulhe e que nós possamos assumir a nossa responsabilidade social de apresentar soluções concretas para educação brasileira, que não vai bem – tanto a básica quanto a superior. Temos o dever de melhorar a educação”, acrescentou Niskier.

Débora Guerra, vice-presidente da Associação e representante do Fórum no Conselho do Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), compartilhou como tem sido a experiência de representar a educação superior privada no colegiado. “Estamos trabalhando fortemente para que a participação da educação superior privada brasileira cresça e se sinta cada vez mais pertencendo à educação como um todo. Estamos participando de grupos de trabalho e em comissões de discussões temáticas, muito próximos do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e de toda a equipe que compõe o ‘Conselhão’”, comentou.

Daniel Castanho, também vice-presidente da entidade, celebrou o aniversário e apontou a relevância da educação superior privada para a sociedade brasileira. “As instituições de educação privadas são parte da locomotiva, a universidade é o grande artífice da mudança e da evolução da sociedade. A ABMES quer aumentar a flexibilidade, fazer com que tenhamos mais instituições aqui presentes, mas também ampliando efetivamente o nosso papel na sociedade como um todo”.

Édson Franco
O evento também contou com diversas homenagens ao professor Édson Franco, ex-presidente da ABMES falecido em julho deste ano. Além de presidente da Associação entre 1992 e 2004, Édson atuou intensamente na construção das políticas públicas e na consolidação do setor de educação privada superior, como nas diretrizes do Programa Universidade para Todos (ProUni). Na sede da ABMES, a sala do Conselho Administrativo ganhou o nome do professor.

Mérito ABMES da Educação Superior
O mês de aniversário da ABMES é também o momento de entrega do Mérito ABMES da Educação Superior. A iniciativa tem como objetivo reconhecer personalidades que se destacam no exercício de suas funções, demonstrando fortes valores e contribuindo para o desenvolvimento da educação e da sociedade como um todo. Em 2023, dois ilustres representantes da educação foram condecorados:  o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e a fundadora e mantenedoras do Centro Universitário IESB, Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza.

Ao receber a condecoração com o grau de Oficial, Curi contou um pouco da sua trajetória na educação e destacou a participação do professor Édson Franco nos processos de avaliação da educação superior. “O setor particular é o que movimenta a política pública brasileira. Foi a avaliação, a medida de qualidade que sancionou a expansão da educação brasileira nos rumos que a gente pode ver de 1997 a 2023, que tem números bastante robustos e expressam um crescimento exponencial do setor. Portanto, a partir da percepção de qualidade propiciada pela avaliação e a ABMES foi fundamental e estratégica por existir e pelo professor Édson coordená-la”, ressaltou.

De maneira espontânea, Eda acolheu o grau de Oficial das mãos do professor Celso e narrou parte da história do IESB. Ela também homenageou o professor Édson Franco. “Durante a gestão do professor Édson, eu colaborei bastante com a ABMES, inclusive no curso híbrido que fizemos juntos para formação de professores para processos de avaliação”, compartilhou.

Lançamentos
A oportunidade de encontro de diversos representantes da educação superior privada foi o momento mais oportuno para apresentação da nova assistente virtual da ABMES: SofIA. A ferramenta reúne toda a base de conhecimento acumulado pela Associação. “SofIA já está pronta e está em desenvolvimento – sendo aprimorada a partir da interação com os usuários”, comentou Celso Niskier.

Na ocasião também foi lançada a publicação inédita “Enade 2023: subsídios para alcançar resultados positivos”, com a presença dos autores do livro, que foi distribuído gratuitamente para os participantes que estiveram na sede da ABMES. O material pode ser acessado gratuitamente NESTE LINK.

Educação superior na era digital
A integração das tecnologias digitais na educação nos conduz para um cenário de autonomia e protagonismo dos alunos universitários e uma repercussão de novos paradigmas na esfera dos modelos de regulação.

Em formato de talk show, Niskier, Castanho e Débora debateram sobre as experiências educativas com a inovação e demonstraram como ferramentas impactam a educação com Rui Fava, sócio fundador da Atmã Educar, Henrique Sartori, conselheiro da Câmara da Educação Superior do CNE, e a diretora executiva da EDUX21, Iara de Xavier.  


Conteúdo Relacionado

Notícias

Reportagem da Agência Senado sobre educação é finalista de prêmio de jornalismo

A reportagem "Plano Nacional de Educação entra na reta final sem cumprir a maioria das metas" foi finalista

Jornalista da Peperi conquista prêmio nacional de jornalismo

A emissora ficou em primeiro lugar na categoria áudio do Prêmio ABMES de Jornalismo

Reportagem da Tribuna Independente vence a categoria 'Regional - Escrito' do prêmio nacional ABMES de Jornalismo

Jornalistas Thayanne Magalhães e Lucas França são os autores da reportagem vencedora

Jornalistas da Rede Paraíba vencem Prêmio ABMES em duas categorias

TV Cabo Branco e CBN João Pessoa concorreram em categorias regional e nacional

Prêmio ABMES de jornalismo anuncia vencedores da 6ª edição

Finalistas produziram trabalhos que dão visibilidade a projetos de extensão das instituições de ensino e aos desafios na formação de docentes e da população indígena

Editora

Enade 2023: subsídios para alcançar resultados positivos

ABMES E EDUX 21 CONSULTORIA EDUCACIONAL


ORGANIZAÇÃO
Celso Niskier
Iara de Xavier


AUTORES
Francislene Hasmann
Henrique Sartori
Iara de Xavier
Kelly Pereira
Marco Antônio Alves Cunha
Maximiliano Damas
Paulo Chanan
Pedro Henricque Ferreira
Rui Fava